Sem sonda, Sofia faz seu primeiro passeio e pais se emocionam
A pequena menina não conseguiu abrir os olhos por conta da claridade
Saúde|Do R7, com Fala Brasil
Pela primeira vez desde que nasceu, há seis meses, a pequena Sofia Gonçalves de Lacerda teve autorização dos médicos para dar um passeio. No colo da mãe Patrícia de Lacerda, a bebê foi conhecer o jardim do hospital, mas não conseguiu abrir os olhos por conta da claridade.
O vídeo, que foi feito pelo pai Gilson Gonçalves da Silva e postado na página da família na internet, mostra a alegria da família com o primeiro passeio da filha. Os pais também comemoraram o fato de a menina já conseguir ficar quatro horas sem a sonda de nutrição.
Sofia está há três dias no Jackson Memorial, em Miami, nos Estados Unidos, e aguarda para realizar um transplante de seis órgãos (estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso e, provavelmente, um dos rins).
Sofia pode esperar até seis meses por transplante
Sofia é portadora da Síndrome de Berdon, doença rara que afeta o aparelho digestivo e impede que o paciente se alimente por via oral ou endogástrica. A doença foi diagnosticada quando o bebê ainda estava no útero materno, mas a mãe assumiu o risco de ter Sofia e iniciou uma campanha nacional para conseguir a cirurgia que pode salvar sua vida.
A menina foi levada para os Estados Unidos porque o transplante não é realizado em crianças dessa idade no Brasil.
Assista ao vídeo