Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uso de antibiótico na infância pode levar à obesidade

Medicamento altera o metabolismo, revela estudo

Saúde|Da Ansa

Antibióticos para crianças podem aumentar a tendência à obesidade
Antibióticos para crianças podem aumentar a tendência à obesidade Antibióticos para crianças podem aumentar a tendência à obesidade

Os antibióticos quando usados em crianças podem aumentar a tendência à obesidade, revela um estudo realizado no NYU Langone Medical Center de Nova York.

O uso deste tipo de medicamento nos primeiros anos de vida pode levar à obesidade durante a infância por alterar o metabolismo durante um período crítico para o desenvolvimento metabólico, revela a pesquisa coordenada pelo médico Martin Blaser e publicada na revista científica "Cell".

Uma conclusão que os pesquisadores chegaram após estudar o impacto do uso de antibióticos em ratos de laboratório e no microbioma humano (o conjunto de bactérias e microorganismos do corpo humano) é como a alteração do microbioma interfere sobre a saúde durante os anos.

Anvisa proíbe distribuição e venda de produto alimentar infantil

Os micróbios começam a colonizar o intestino desde o nascimento, e a destruição do microbioma durante a sua maturação e crescimento, por causa do uso de baixas doses de antibióticos, pode alterar o metabolismo e aumentar o risco de doenças associadas à obesidade, como o diabetes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.