App promete deletar suas mensagens até de outros celulares
Wiper quer ser uma alternativa mais segura a SMS, WhatsApp e Facebook
Tecnologia e Ciência|Do R7
O Wiper, um novo aplicativo de mensagens disponível para iOS e Android, promete se diferenciar de seus concorrentes oferecendo mais privacidade. Ele contém um botão instantâneo de segurança que remove permanentemente suas conversas sem deixar vestígios.
O aplicativo mantém a estética de outros aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook, mas oferece a possibilidade de se desfazer de bate-papos comprometedores com apenas um toque. O botão não serve apenas para o smartphone do usuário, mas também para o smartphone da pessoa com quem se mantinha a conversa. O Wiper promete apagar seus dados até dos celulares dos seus amigos.
Além de enviar mensagens, o Wiper oferece chamadas criptografadas em alta definição. Elas podem ser feitas até enquanto o usuário envia mensagens.
#Tabelão – Será que o velho ICQ é melhor que o popular WhatsApp?
O app de mensagens permite compartilhar fotos e encaminhá-las para outras pessoas. Entretanto, o dono das imagens recebe uma notificação quando seu conteúdo é passado adiante e é informado de quantas pessoas obtiveram a foto. O Wiper também promete enviar um alerta quando a outra pessoa tirar um print da conversa.
Segundo o CEO e cofundador da Wiper disse ao site The Next Web, a combinação de notificações e exclusão dos conteúdos dá aos usuários transparência do que outras pessoas estão fazendo com suas informações.
— Assim, as pessoas podem tomar decisões sobre com quem podem conversar.
Carrelli disse que há planos de adicionar novos recursos ao aplicativo, incluindo chats em grupo. Ele acredita que o app tem algo que a indústria ainda não tem e que os aplicativos de mensagem são quase todos os mesmos em termos de recursos.
Investimento
Segundo informações do site The Next Web, o Wiper levantou R$ 4,4 milhões por meio de um único investidor, o fundador da startup de emails baseados na nuvem Intermedia, Michael Choupak. Ele também disponibilizou R$ 1,1 milhão para que o projeto andasse.
Segundo Carrelli, o aplicativo está há algumas semanas na App Store e na Google Play Store e tem atraído atenção especial de usuários que apreciam sua simplicidade e a maneira rápida como os dados são eliminados.