Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, diz estudo

O relatório indica que outros animais, além dos domesticados, também podem entender e transmitir sentidos para a humanidade

Tecnologia e Ciência|Do R7

Estudo indica que animais selvagens também podem se comunicar com humanos
Estudo indica que animais selvagens também podem se comunicar com humanos Estudo indica que animais selvagens também podem se comunicar com humanos

Cangurus podem aprender a se comunicar com humanos, à semelhança de cães domesticados, usando o olhar para "apontar" e pedir ajuda, disseram pesquisadores em um estudo publicado nesta quarta-feira (16).

O estudo envolveu 11 cangurus que viviam em cativeiro e não haviam sido domesticados. Dez dos 11 marsupiais olharam intencionalmente para os pesquisadores quando não conseguiram abrir uma caixa com alimento, de acordo com o relatório. Nove olharam alternadamente para o humano e o recipiente como maneira de apontar ou gesticular na direção do objeto.

Leia mais: A surpreendente maneira como os animais compreendem os números

"Interpretamos isto como uma forma deliberada de comunicação, um pedido de ajuda", disse Alan McElligott, pesquisador irlandês que liderou o estudo, à Reuters em um telefonema de Hong Kong.

Publicidade

Leia também

"Não se espera realmente que espécies selvagens se comportem como estas cobaias, e é por isso que isto é surpreendente".

A descoberta questiona a noção de que somente animais domesticados, como cães, cavalos ou bodes, se comunicam com humanos, e leva a crer que muitos outros animais poderiam entender como transmitir sentidos a humanos, postula o relatório.

Publicidade

Leia mais: Planeta perdeu 68% dos animais selvagens em 46 anos, diz estudo

"Antes pensávamos que só animais domesticados tentam pedir ajuda com um problema. Mas os cangurus também o fazem", concluiu a copesquisadora Alexandra Green, da Universidade de Sydney. "É mais provável que seja um comportamento adquirido quando o ambiente é ideal".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.