Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Facebook armazena dados de ligações telefônicas de usuários

Apenas usuários de Android tiveram suas informações coletadas. Ainda não há registros de que casos com usuários de iPhone

Tecnologia e Ciência|do R7, com agências internacionais

Facebook coletou registros de chamadas e mensagens enviadas por SMS de usuários
Facebook coletou registros de chamadas e mensagens enviadas por SMS de usuários Facebook coletou registros de chamadas e mensagens enviadas por SMS de usuários

O Facebook armazenou registros de chamadas e mensagens enviadas por SMS feitas por usuários da plataforma. A coleta de dados foi descoberta por usuários da rede social neste domingo (25), e confirmado pela empresa horas depois.

A descoberta coloca ainda mais na berlinda as políticas de privacidade do Facebook, que estão em cheque desde que fontes revelaram o vazamento de dados de mais de 50 milhões de usários da rede social para a empresa de consultoria eleitoral Cambridge Analytica.

Por enquanto, apenas usuários de Android tiveram suas informações coletadas. Ainda não há registros de casos envolvendo usuários de iPhone.

De acordo com o site de tecnologia The Verge, alguns usuários do Facebook resolveram levantar quais dos seus dados pessoais foram armazenados pela plataforma depois do escândalo envolvendo o uso de dados pela Cambridge Analytica.

Publicidade

Eles descobriram que as ligações feitas pelo smartphone e informações enviadas por SMS haviam sido armazenadas pelo Facebook. A comprovação foi possível porque a rede social permite que qualquer usuário faça um download dos dados armazenados pela empresa na plataforma.

No Twitter, usuários comentaram que a empresa armazenava esse tipo de informações há meses. “O Facebook tem informações sobre todas as chamadas que fiz no meu celular e dos textos que mandei no último ano”, publicou Mat Johnson.

Publicidade

Em outras publicações, usuários dizem que encontraram um padrão semelhante no registro do Facebook: a rede social monitorava e rastreava chamadas realizadas com contatos próximos, como membros da família.

O The Verge ainda afirmou que, apesar da Apple permitir que alguns aplicativos acessem esses dados, isso acontece de maneira limitada e que a maioria dos aplicativos para celulares da Apple — como o Facebook — não pode acessar histórico de chamadas ou mensagens de SMS.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.