Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pompeia, na Itália, reativa sistema milenar de drenagem de água

Túneis construídos há 2.300 anos cercam centro histórico da cidade para levar o excesso de água da chuva para o mar e evitar enchentes

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

Após acidente com o vulcão Vesúvio, a cidade ficou inativa por 1500 anos
Após acidente com o vulcão Vesúvio, a cidade ficou inativa por 1500 anos Após acidente com o vulcão Vesúvio, a cidade ficou inativa por 1500 anos

A cidade de Pompeia, na Itália, pretende colocar para funcionar seu velho sistema de drenagem, que tem 2.300 anos. São 450 metros de túneis em excelentes condições e quase intocados no último milênio.

Famosa por ter sido destruída em uma grande erupção do Vesúvio, em ano 79 a.C., Pompeia era uma potência da época e serviu como prova do alto nível de tecnologia desenvolvido pelos romanos.

Leia também

O sistema de drenagem, usado para levar o excesso de água da chuva em direção ao mar e evitar enchentes na cidade, foi tão bem construído que durou milênios.

"A entrada para os túneis estavam bloqueadas, mas, por conta da chuva decidimos usar a drenagem novamente" afirma Massimo Osanna, diretor do sítio arqueológico de Pompeia.

Publicidade

Os túneis estão em análise desde 2018 e dever ser colocados na ativa em breve.

Evidências mostram que o sistema foi construído em partes. A primeira é do período helenístico, pré-romano, e data do século 3 antes de cristo. As atividades retomaram 100 anos depois, e terminaram pouco antes do destruição da cidade pelo vulcão.

Publicidade
São 457 metros de túneis que cercam o centro antigo de Pompeia
São 457 metros de túneis que cercam o centro antigo de Pompeia São 457 metros de túneis que cercam o centro antigo de Pompeia

Durante erupção do Vesúvio, toda a cidade foi atingida por uma onda de mais de 500°C, matando todos os habitantes. As ruínas foram encontradas por arqueólogos no século 16 e o local permanceu intocado por mais de 1500 anos.

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Publicidade

Veja também: 

Teste destrói celular dobrável recém-lançado pela Motorola

" gallery_id="5e415fc819d224f886001c3b" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/pompeia-na-italia-reativa-sistema-milenar-de-drenagem-de-agua-17022020"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.