Avicultores celebram volta do alto poder de compra após crise de gripe aviária
Em outubro, setor registrou valor recorde em comparação ao farelo de soja, que é um dos principais produtos do setor
Agronegócios|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O poder de compra do avicultor ganhou força após um período em baixa com os casos de gripe aviária no país. De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em outubro, o índice atingiu recordes em comparação ao farelo de soja — um dos principais produtos da atividade agrícola.
Pesquisadores do órgão indicaram que, no último mês, com a venda de 1 kg de frango vivo no estado de São Paulo foi possível adquirir cerca de 3,85 kg do insumo, um volume 10% superior ao de setembro e 49,3% acima do registrado em outubro de 2024. Eles destacam que um dos fatores que ajudaram no cenário positivo para os produtores da proteína foi a desvalorização do farelo de soja.
Ainda segundo o Cepea, o bom momento para o avicultor está atrelado, principalmente, à forte reação das cotações do frango vivo no mercado interno, que já é negociado em patamares semelhantes ao período pré-gripe aviária. Tal resultado evidencia a excelência dos protocolos aplicados após a detecção do primeiro caso da doença em aves de consumo na região Sul, em maio.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
