Preço do açúcar cristal registra maior queda da safra em setembro
Desvalorização internacional do produto, além da demanda interna enfraquecida, impulsionaram baixa no valor
Agronegócios|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O valor do açúcar cristal branco registrou uma redução significativa durante setembro de 2025. Os dados do indicador Cepea-Esalq (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo) mostram que a média foi de R$ 118,65 por saca de 50 kg no mercado paulista à vista — valor que representa uma queda real de 17,54% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
No entanto, o registro de queda não é isolado, com preços mensais da safra 2025–2026 mantidos abaixo dos negociados nos mesmos meses de 2024. Com o período iniciado em abril, setembro apresentou a maior diferença negativa até agora, motivada pela desvalorização internacional do açúcar e uma demanda interna enfraquecida, apontam os pesquisadores.
Outro fator que alertou os pesquisadores é o relato da diminuição nas vendas varejistas de produtos à base de açúcar. Além disso, as usinas paulistas também aumentaram a produção destinada ao açúcar nesta safra devido ao aumento nos valores da cana-de-açúcar — resultando em maior oferta e intensificando ainda mais o recuo das cotações no mercado interno.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
