Cientistas alertam: Aquecimento global se aproxima do limite de 1,5 °C
O IPCC utiliza médias de temperatura de décadas anteriores, o que pode fazer com que seus dados fiquem atrás dos níveis atuais
Meio Ambiente|Do R7
O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) aponta que o aquecimento global induzido por atividades humanas já alcançou cerca de 1,31 °C, comparado à média de temperaturas entre 1850 e 1900, considerada o período pré-industrial.
Segundo a revista Nature o IPCC utilize médias de temperatura de décadas anteriores, o que pode fazer com que seus dados fiquem atrás dos níveis atuais, a tendência de elevação é clara e reforça a urgência de ações globais para conter os impactos climáticos.
Um estudo recente com núcleos de gelo da Antártida indica que, em 2023, o aquecimento global causado por humanos atingiu 1,49 °C acima dos níveis pré-industriais, sugerindo que estamos mais próximos de um limite climático crucial do que se estimava.
Este dado reforça a urgência do Acordo de Paris, firmado em 2015, no qual quase todos os países se comprometeram a manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
O método é considerado “importante e útil” por Richard Betts, cientista climático da Universidade de Exeter, no Reino Unido, pois permite calcular, de maneira rápida e simplificada, estimativas quase em tempo real do aquecimento causado pelo homem, sem depender de modelos ou métodos estatísticos que envolvem incertezas. “Precisamos de informações imediatas para orientar respostas urgentes”, afirma Betts.