ANTT adia por mais 30 dias reajuste das passagens de ônibus entre DF e Entorno
Agência tomou decisão após pedido dos governadores do DF e de Goiás, que prometem melhorar qualidade do transporte interestadual
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prorrogou, por mais 30 dias, o prazo para reajustar as tarifas de ônibus que circulam entre o Distrito Federal e os municípios goianos do Entorno. O aumento de 2,91% das passagens começaria a valer neste sábado (23), após seis meses de suspensão.
A medida atende a uma solicitação dos governadores do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Eles pediram ao Ministério dos Transportes e à ANTT um prazo extra de 90 dias sob o argumento de que a prorrogação seria importante para “não prejudicar milhares de trabalhadores que dependem do transporte entre Goiás e Brasília”.
Leia mais
A ANTT, no entanto, concedeu 30 dias. Mesmo assim, em comunicado divulgado pela Secretaria do Entorno do DF, os dois governadores destacaram que “a suspensão do reajuste, mesmo por período mais curto, assegura tempo para concluir etapas institucionais, ajustes técnicos e operacionais, além de garantir o diálogo com o governo federal, que deve apresentar resposta oficial sobre a forma de participação na repartição de responsabilidades da futura gestão compartilhada”.
“A decisão da ANTT reafirma o compromisso dos governos de Goiás e do Distrito Federal em construir soluções conjuntas para melhorar a mobilidade de milhares de usuários do transporte semiurbano do Entorno”, diz a nota da secretaria.
Criação de consórcio
No comunicado enviado ao governo federal, Ibaneis e Caiado afirmaram que protocolaram um pedido de criação do Cirme (Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno) — iniciativa cujo objetivo é permitir a gestão conjunta do transporte na região pelo DF, por Goiás e pela União.
“Atualmente, a gestão é exclusiva da União, mas Goiás e o Distrito Federal estão sensíveis ao problema enfrentado pela população do Entorno e dispostos a participar de uma solução compartilhada. Goiás defende essa proposta desde 2019”, salientou Caiado.
Com o reajuste de 2,91%, o valor das tarifas pode chegar a R$ 12,05 — como nos trechos entre Luziânia (GO) e Taguatinga (DF) e entre Lago Azul/Novo Gama (GO) e Brasília (DF).
Perguntas e respostas:
Qual foi a decisão da ANTT em relação ao aumento das passagens de ônibus entre o DF e o Entorno?
A ANTT prorrogou por 30 dias o prazo para reajustar as tarifas de ônibus que circulam entre o Distrito Federal e os municípios goianos do Entorno. O aumento de 2,91% das passagens começaria a valer neste sábado (23) após seis meses de suspensão.
Por que a ANTT decidiu prorrogar o prazo para o reajuste?
A medida atende a um pedido dos governadores do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Eles solicitaram ao Ministério dos Transportes e à ANTT um prazo extra de 90 dias, argumentando que a prorrogação seria importante para não prejudicar milhares de trabalhadores que dependem do transporte entre Goiás e Brasília.
O que os governadores mencionaram em seu comunicado ao governo federal?
No comunicado, Ibaneis e Caiado informaram que protocolaram um pedido para a criação do Cirme (Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno), que visa permitir a gestão conjunta do transporte na região pelo DF, por Goiás e pela União. Eles destacaram que atualmente a gestão é exclusiva da União, mas que ambos os estados estão dispostos a participar de uma solução compartilhada.
Qual será o impacto do reajuste nas tarifas de ônibus?
Com o reajuste de 2,91%, o valor das tarifas pode chegar a R$ 12,05, como nos trechos entre Luziânia (GO) e Taguatinga (DF) e entre Lago Azul/Novo Gama (GO) e Brasília (DF).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















