Após suspensão, EUA liberam visto do ministro Ricardo Lewandowski
Autorização de entrada no país foi revogada em 26 de agosto, em meio a restrições de Trump a autoridades brasileiras
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Governo dos Estados Unidos resolveu liberar o visto do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, suspenso desde 26 de agosto.
A RECORD apurou que o Ministério das Relações Exteriores foi informado da decisão nesta terça-feira (16). O ministro já foi avisado da determinação do governo de Donald Trump.
leia mais
Por enquanto, a permissão de entrada de Lewandowski é a única confirmação recebida pelo Itamaraty, como informaram à reportagem fontes próximas ao assunto.
À época da suspensão do documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade a Lewandowski e classificou a postura dos Estados Unidos como “vergonhosa”.
Brasil aguarda vistos para reunião da ONU em Nova York
Uma semana antes do início do Debate Geral na Assembleia Geral das Nações Unidas, o governo brasileiro ainda não recebeu todos os vistos da comitiva que acompanhará o presidente Lula na viagem à ONU, em Nova York.
O governo brasileiro poderá, se houver restrições ao país, como ameaçou o presidente Donald Trump, abrir um procedimento arbitral dentro da própria ONU, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.
Suspensão de vistos de autoridades
O visto de Lewandowski foi suspenso em meio a restrições impostas por Trump a autoridades brasileiras.
Em 18 de julho, os EUA determinaram a cassação do documento do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, familiares e de “aliados” dele na corte.
Além de Moraes, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e sete ministros do STF foram afetados — Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes.
Apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques tiveram o visto mantido.
Em agosto, os EUA cancelaram os vistos da mulher e da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele não foi afetado porque o documento está vencido desde 2024.
O país revogou, também em agosto, os vistos do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, e de Alberto Kleiman, que trabalhou na pasta entre 2012 e 2015 e atuou na Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) de 2015 a 2022.
Visto liberado
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conseguiu a renovação de visto para os Estados Unidos. A informação foi confirmada ao R7 por fontes próximas ao ministro.
Com o documento, Haddad deve participar de ao menos dois eventos nos EUA nas próximas semanas — a Semana do Clima de Nova York, entre 21 e 28 de setembro, e a reunião anual do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, em Washington, de 13 a 18 de outubro.
Ainda não há confirmação dos dias em que Haddad estará nos encontros.
Perguntas e Respostas
Qual foi a decisão do Governo dos Estados Unidos em relação ao visto do ministro Ricardo Lewandowski?
O Governo dos Estados Unidos decidiu liberar o visto do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que estava suspenso desde 26 de agosto.
Quando o Ministério das Relações Exteriores foi informado sobre a liberação do visto?
O Ministério das Relações Exteriores foi informado da decisão nesta terça-feira, dia 16.
Qual foi a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à suspensão do visto de Lewandowski?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade a Lewandowski e classificou a postura dos Estados Unidos como “vergonhosa”.
Por que o visto de Lewandowski foi suspenso inicialmente?
O visto de Lewandowski foi suspenso em meio a restrições impostas pelo governo de Donald Trump a autoridades brasileiras.
Quais outros ministros e autoridades brasileiras tiveram seus vistos afetados?
Além de Lewandowski, o visto do ministro do STF Alexandre de Moraes, do procurador-Geral da República Paulo Gonet, e de sete ministros do STF foram afetados. Apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques tiveram seus vistos mantidos.
Houve outras suspensões de vistos relacionadas a autoridades brasileiras?
Sim, em agosto, os EUA cancelaram os vistos da mulher e da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e também revogaram os vistos do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, e de Alberto Kleiman, que trabalhou na pasta entre 2012 e 2015.
O que aconteceu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em relação ao visto?
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conseguiu a renovação de seu visto para os Estados Unidos e deve participar de eventos importantes nas próximas semanas.
Quais eventos Haddad deve participar nos Estados Unidos?
Haddad deve participar da Semana do Clima de Nova York, entre 21 e 28 de setembro, e da reunião anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington, de 13 a 18 de outubro.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
