Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após tiro em preso, Câmara quer restrição de arma com bala de borracha em prisões do DF

Comissão de Direitos Humanos da CLDF enviou documento à VEP; detento teve o rosto deformado após ser atingido por disparo

Brasília|Jéssica Moura e Renato Souza, do R7, em Brasília

Detento aparece em reunião por vídeo com o rosto coberto por curativos
Detento aparece em reunião por vídeo com o rosto coberto por curativos Detento aparece em reunião por vídeo com o rosto coberto por curativos

Depois que um detento teve o rosto deformado por disparos de arma com bala de borracha, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal cobrou que a VEP (Vara de Execuções Penais) restrinja o uso desse tipo de armamento, menos letal, nas cadeias do DF.

O documento é assinado pelo presidente da comissão, deputado Fábio Felix (PSOL). "Recebemos mais uma denúncia gravíssima", afirmou. "Isso é grave e precisa ser explicado para a sociedade. Nós queremos entender quais são os protocolos de utilização desse tipo de arma dentro do sistema prisional e em quais casos elas devem ser utilizadas." A denúncia revela que familiares não estariam conseguindo se comunicar com o preso desde que o fato ocorreu. 

O caso

Por meio de uma carta, o detento Luiz Paulo da Silva Pereira afirmou à família que foi atingido com dois tiros no rosto no CPP (Centro de Progressão Provisória do Distrito Federal). O caso ocorreu em 2 de março último. Ele disse que os disparos, que seriam de balas de borracha, foram efetuados por policiais penais responsáveis pela segurança no local.

Luiz conta na carta, à qual o R7 teve acesso, que o rosto dele ficou desfigurado por causa das lesões e que, apesar de ter sido levado ao hospital, o fato não foi informado à delegacia. O caso ocorreu na Ala H do CPP, relatou o detento. Os policiais teriam entrado no local efetuando disparos e atingido Luiz. Os agentes alegam que acontecia uma briga de facas entre os internos no momento.

Publicidade

Após o fato, ele foi levado a um posto de saúde do Guará, mas devido à gravidade das lesões a equipe médica encaminhou o paciente ao Hran (Hospital Regional da Asa Norte). O laudo médico da unidade de saúde afirma que foi necessária a realização de cirurgia para "reconstrução nasal".

Apuração

Procurada pela reportagem, a Vara de Execuções Penais ressaltou que "os fatos estão em apuração e somente após sua regular tramitação será proferida decisão pela VEP/DF sobre eventual irregularidade no funcionamento do sistema prisional e respectivas providências".

Publicidade

O caso corre em segredo de Justiça, mas é acompanhado pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública, que representa Luiz. O pedido da defesa de progressão para o regime domiciliar humanitário foi negado pela VEP. O MP instaurou um PIC (Procedimento Investigatório Criminal) para apurar o que houve.

Leia também

A Seape (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que Luiz segue sendo acompanhado no ambulatório do Hran. Sobre o uso de balas de borracha, a pasta diz que promove o 1º Programa de Capacitação Continuada com Normas e Técnicas de Utilização de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo. Até agora, 380 agentes participaram da iniciativa e a meta é que todos os policiais penais passem pela capacitação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.