Avião da FAB com 18 toneladas de mantimentos decola para o Rio Grande do Sul
Ao menos 340 municípios foram afetados pelas enchentes, 83 mortes foram confirmadas e 111 pessoas estão desaparecidas
Brasília|Do R7, em Brasília
Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou na manhã desta segunda-feira (6) de Brasília com 18 toneladas de mantimentos doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Desde a semana passada, ao menos 340 municípios foram afetados por alagamentos. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil, 83 mortes foram confirmadas e 111 pessoas estão desaparecidas.
Os mantimentos, que incluem roupas, colchonetes, água potável e alimentos, foram doados pela população por meio da campanha “Todos Unidos pelo Sul”. A aeronave KC-30 decolou às 10h37 com destino à Base Aérea de Canoas. Segundo a FAB, a previsão é que o avião pouse por volta de 12h40.
Veja mais
“Os pontos de coleta seguem ativos, sendo eles: a Base Aérea do Galeão, a Base Aérea de São Paulo e a Base Aérea de Brasília, que centralizarão as doações, das 8h às 18h”, informou a FAB.
À RECORD, o chefe de comunicação social da Aeronáutica, Daniel Cavalcanti, comentou sobre a necessidade de alimentos não perecíveis, colchonetes, cobertores e água potável. “Esse momento é muito importante, é um momento de solidariedade, onde todos unidos pelo Sul nós realmente podemos reforçar essa corrente solidária”, disse (veja vídeo abaixo).
Situação de emergência
Em razão dos alagamentos, o governo federal reconheceu nesta segunda-feira a situação de emergência em 336 municípios da região Sul do país. O estado de calamidade permite ao estado solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. O governo estadual já havia decretado estado de calamidade pública, com validade de 180 dias, na quarta-feira (1º).
A situação de emergência é declarada quando uma atividade anormal, provocada por desastres, causa danos e o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público da região.
Governo federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (5) que o Rio Grande do Sul vai receber ajuda federal para recuperar estradas, retomar aulas e reconstruir casas. A declaração ocorreu ao lado do governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), durante visita a Porto Alegre, onde Lula sobrevoou áreas da capital para acompanhar de perto os estragos causados por enchentes na região (leia mais aqui).