Bolsonaro autoriza Força Nacional na segurança da posse de Lula
Portaria permite apoio à PRF, até 2 de janeiro, nas atividades de escolta; Brasília teve suspeita de explosão de bomba nos últimos dias
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
A Força Nacional vai atuar na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo domingo (1). A portaria que autoriza o reforço na segurança foi publicada nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU).
O texto é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, assinado por Antonio Ramirez Lorenzo, secretário-executivo do órgão na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A portaria estabelece que a Força Nacional atuará em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas atividades de escolta da Operação Posse Presidencial 2023, "em caráter episódico e planejado", entre esta terça-feira (27) e a próxima segunda-feira (2).
A quantidade de militares que participarão da operação vai seguir o planejamento da diretoria da Força Nacional.
Ataques
A medida ocorre após três casos de suspeita de bomba em quatro dias, em Brasília. No último sábado (24), um homem acusado de tentar explodir uma bomba nas proximidades do aeroporto da capital federal foi preso pela Polícia Civil do DF. Ele continua detido.
No dia seguinte, outros explosivos foram encontrados, pela Polícia Militar do DF, em uma mata no Gama, a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília.
Nesta segunda-feira (26), uma mochila abandonada no Setor Hoteleiro Norte, na área central de Brasília, despertou alerta e levou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) a isolar o local. Dentro da mochila, porém, havia apenas roupas e um aparelho celular. O item foi deixado próximo ao sistema de gás de um hotel.