Brasil bate recorde de turistas estrangeiros no 1º semestre, com 5,3 milhões de visitantes
País já cumpriu 77% da meta anual e pode atingir projeção para 2027 ainda este ano
Brasília|Luiza Marinho*, do R7, em Brasília

O turismo internacional no Brasil vive um momento de alta. Nos seis primeiros meses de 2025, o país recebeu mais de 5,3 milhões de visitantes estrangeiros, melhor resultado da história para o período.
Os dados foram divulgados pela Embratur e pela Polícia Federal. Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve um aumento de 48,2% de turistas internacionais.

O número deste ano representa 77,3% da meta anual prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que projeta 6,9 milhões de visitantes internacionais em 2025.
Caso o ritmo se mantenha até o fim do ano, o Brasil poderá ultrapassar, dois anos antes do previsto, a meta de 8,1 milhões de turistas estipulada para 2027.
Leia mais
Impacto econômico
Em junho, o país recebeu 444.882 turistas de fora, um aumento de 33,8% na comparação com o mesmo mês de 2024. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números refletem um novo patamar para o turismo nacional.
“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade. Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece”, declarou.
Ele também destacou o impacto positivo da atividade em empregos, renda e sustentabilidade, com oportunidades em todo o território nacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, também atribuiu os resultados a um conjunto de ações governamentais, como investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea e estratégias de promoção do país no exterior.
“O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante, cultura diversa e uma gastronomia rica. Com a presença cada vez maior do país no cenário global, mais estrangeiros continuarão escolhendo o Brasil como destino”, disse.
De onde vêm os turistas?
Segundo dados da Polícia Federal, a Argentina lidera o ranking de países com mais turistas no Brasil, com mais de 2,3 milhões de visitantes no semestre. Em seguida, aparecem Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189).
A expectativa do setor é de que o crescimento continue nos próximos meses, impulsionado por eventos culturais, esportivos e pela alta temporada no segundo semestre.
*Sob supervisão de Leonardo Meireles
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













