Brasil e Romênia discutem projetos nas áreas de agricultura, pesquisa e cultura
Encontro entre Itamaraty e representante do país europeu ocorre no ano em que as duas nações celebram 95 anos de relações
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
A ministra substituta das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, se reuniu com o secretário de Estado para Assuntos Globais da Romênia, Traian Laurențiu Hristea, para discutir o fortalecimento de relações entre os dois países no comércio e na política. O encontro ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (1°).
Na reunião, o secretário de Estado e a embaixadora conversaram sobre a visita do presidente da Romênia, Klaus Iohannis, ao Brasil, o acordo entre Mercosul e União Européia e as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os trabalhos de aproximação ocorrem no ano em que Brasil e Romênia celebram 95 anos de relações.
Em conversa com o R7 nesta quinta (2), Hristea destacou que os dois países são latinos e têm objetivos em comum nos campos da agricultura e da pesquisa e no âmbito cultural.
Já o Itamaraty divulgou que as nações apresentam complementaridades econômicas, com possibilidades de cooperação nos campos agrícola e de material de defesa.
Leia também
"Nós aproveitamos o grande potencial para o crescimento nas nossas relações bilaterais, e a reunião de ontem [quarta] confirmou nosso comprometimento em capitalizar esses 95 anos de boas relações, assim nos adaptando para lidar, nos próximos 100 anos, com os cenários de desafios globais que os dois países enfrentam", afirmou Traian Laurențiu Hristea.
Balança comercial positiva
A balança comercial entre Brasil e Romênia chegou a US$ 746,9 milhões em 2022, valor 18,1% superior ao de 2021. Questionado sobre as perspectivas econômicas entre os dois países, o representante da Romênia destacou que as duas nações preparam a primeira sessão de trabalho de uma Comissão de Cooperação Econômica, Científica e Tecnológica.
Nós estamos dispostos a atrair mais investimentos brasileiros para a Romênia em campos como indústria automotiva%2C química e farmacêutica%2C em equipamentos médicos e infraestrutura de saúde%2C na indústria da defesa%2C na agricultura e indústria alimentar%2C em TI%2C infraestrutura%2C pesquisa e inovação.
Guerra na Europa
Outro tema discutido no encontro foi a guerra entre Rússia e Ucrânia. De acordo com o secretário, a Romênia tem crescido mesmo com o conflito no país vizinho. Além disso, a Romênia tem prestado apoio humanitário, militar, econômico, político e diplomático à população ucraniana. "Esse conflito gerou sérias ameaças à segurança alimentar global, em especial para as regiões mais vulneráveis", lamentou Hristea.
As duas principais linhas de apoio romenas à Ucrânia, segundo Traian Laurențiu Hristea, são a ajuda a refugiados e a facilitação para a exportação dos grãos ucranianos. "A Romênia já facilitou o trânsito de cerca de 13 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas a partir dos portos romenos no mar Negro e no Danúbio", explicou.