Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brazlândia recebe Carreta da Hanseníase até sexta-feira

Unidade móvel faz diagnóstico gratuito da doença e está no estacionamento da Administração Regional

Brasília|Do R7, em Brasília

Brazlândia, no DF, recebe Carreta da Hanseníase
Brazlândia, no DF, recebe Carreta da Hanseníase Brazlândia, no DF, recebe Carreta da Hanseníase (JOEL RODRIGUES)

A Carreta da Hanseníase estará até sexta-feira (19), das 9h às 17h, no estacionamento da Administração Regional de Brazlândia, no Distrito Federal, para fazer testes e tirar dúvidas de quem suspeita ter a doença. Depois, a carreta segue para Ceilândia e ficará na administração da região entre 22 e 24 de maio.

Com quatro salas de atendimento a bordo, o Consultório Itinerante para Prevenção e Enfrentamento da Hanseníase (Cipeh) reúne até dez profissionais, entre médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e farmacêuticos capacitados para realizar o diagnóstico rápido. Em caso positivo, é possível iniciar o tratamento e ser encaminhado a um centro especializado.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Os pacientes desembarcam do veículo já com as primeiras medicações. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF e o Ministério da Saúde. A iniciativa também conta com o apoio do Hospital Universitário de Brasília, da Fundação Novartis e do Grupo de Apoio a Mulheres Atingidas pela Hanseníase (Gamah).

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta os nervos e a pele. É causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Entre os sintomas, estão fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais com alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; e diminuição da força muscular.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.