Câmara aprova urgência a projeto que proíbe descontos no pagamento de aposentados
Outras propostas relacionadas ao tema devem ser apensadas ao texto, que deve ser votado na próxima semana
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

A Câmara aprovou, nesta terça-feira (20), a urgência a um projeto de lei que proíbe descontos de entidades associativas na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. O texto, de autoria do deputado Sidney Leite (PSD-AM), faz parte do “pacote antifraude” nos descontos feitos por entidades conveniadas ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
A expectativa é de que outras 52 propostas relativas ao tema sejam apensadas ao projeto, que deve ter o mérito apreciado na próxima semana. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu análise célere da proposta.
LEIA MAIS
“O projeto não pode aguardar um tempo muito longo para ser votado no plenário. Vamos cobrar que no período mais curto este texto seja apresentado à Casa, ao colégio de líderes”, afirmou o presidente da Câmara.
Na prática, o projeto, de autoria do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), revoga a previsão desses planos de benefícios da previdência social, o que impede os descontos feitos por sindicatos, como os que são investigados pela PF (Polícia Federal).
O projeto mantém outras possibilidades de desconto que hoje também já existem na lei atual, como contribuições devidas à Previdência Social, pagamento administrativo ou judicial de benefício previdenciário ou assistencial indevido, ou além do devido, Imposto de Renda retido na fonte, pensão de alimentos decretada em sentença judicial e pagamento de empréstimos e financiamentos.
O texto foi apresentado em 24 de abril, um dia depois de a PF deflagrar a operação “Sem Desconto”, que apura descontos irregulares feitos por associações que possuem convênios com o INSS. Segundo as investigações, esses grupos podem ter desviado mais de R$ 6 bilhões nos últimos seis anos. Ainda não há previsão de quem será o relator do texto.
Entre os projetos protocolados, estão propostas de ressarcimento em dobro dos recursos desviados e o endurecimento de crimes contra aposentados e pensionistas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp