Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Canadá é o principal destino de brasilienses para intercâmbios

Cursos de férias e inglês são os mais procurados

Brasília|Do R7

Marina Shinzato passou um ano estudando nos Estados Unidos, o terceiro destino mais procurado por brasilienses. Na foto, ela está olhando a Ilha de Manhattan, em New York
Marina Shinzato passou um ano estudando nos Estados Unidos, o terceiro destino mais procurado por brasilienses. Na foto, ela está olhando a Ilha de Manhattan, em New York Marina Shinzato passou um ano estudando nos Estados Unidos, o terceiro destino mais procurado por brasilienses. Na foto, ela está olhando a Ilha de Manhattan, em New York

Novas oportunidades de trabalho, amadurecimento pessoal e aprimoramento de uma nova língua são algumas das razões que levam jovens e adultos a embarcar na ideia de fazer intercâmbios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), em 2012, 175 mil brasileiros foram estudar no exterior por meio de agências de intercâmbio. O dobro de há seis anos, quando o número não passava de 85 mil (2007). 

Segundo dados da Belta, o Canadá é o principal destino dos brasilienses que decidem fazer intercâmbio, seguido de Reino Unido e Estados Unidos. O país também se destacou como o que mais recebeu estudantes brasileiros para cursos de idiomas, para o Ensino Médio, programas de trabalho e cursos de férias na última década.

Ainda entre os brasilienses, a grande maioria, ou de 70% das pessoas que fazem intercâmbio, têm entre 18 e 30 anos. Os cursos mais procurados são de idioma e de férias. São pessoas que querem aproveitar o período no exterior para estudar e ainda conhecer culturas e lugares novos.

Leia mais notícias no R7 DF

Publicidade

Alunas de escolas públicas do DF são escolhidas para intercâmbio nos Estados Unidos

Especialista dá dicas de como evitar golpes durante intercâmbio no exterior

Publicidade

A estudante de Serviço Social da UnB, Lorena Campos, 19 anos, optou por um intercâmbio de um mês para Vancouver, no Canadá. Seu maior objetivo era melhorar a fluência na língua inglesa, após fazer seis anos de curso no Brasil. O destino foi escolhido depois de muitas conversas com os amigos e após ver fotos das paisagens canadenses com seus belos parques, estações de esqui e montanhas. A viagem saiu por quase R$ 15 mil reais, e ela conta que tudo valeu a pena.

— Eu definitivamente aprendi a ser mais indepedente e até a curtir mais a minha própria companhia.

Publicidade

Quem não possui as mesmas condições financeiras ou não está disposto a custear a passagem, pode tentar uma bolsa do governo, como o programa Ciências Sem Fronteiras, que através da Capes realiza o processo seletivo a partir de análise de histórico escolar, índice de rendimento acadêmico, premiações e participação em projetos de iniciação científica.

Foi o caso de Marina Shinzato, 22 anos, estudante de enfermagem da UnB. Ela conta que participou da primeira seleção de estudantes para o programa Ciências Sem Fronteiras no ano passado e no dia 29 de agosto embarcou para os Estados Unidos.

— Quando descobri sobre as inscrições já estavam quase se encerrando, então foi uma correria para dar tempo de resolver tudo, inclusive a prova de proficiência em inglês.

Apesar de não ter planejado, Marina conta que deu tudo certo e em menos de seis meses ela já estava embarcando.

Para a futura enfermeira, que voltou no dia 18 de julho para o Brasil, a experiência foi inesquecível. Apesar da saudade de amigos e da família, ela conta que se encantou com a organização e conservação dos locais públicos, mas não pensa em voltar para ficar, pois é apaixonada pelo Brasil.

— Tenho vontade de exercer a profissão de enfermagem no Brasil, no SUS (Sistema Único de Saúde) especificamente. Estudar bastante e quem sabe fazer um mestrado e doutorado em outros países que possam servir de modelo para ajudar o nosso sistema de saúde e assim poder devolver ao país o que foi investido em mim durante o intercâmbio.

Marina conta, ainda, que o sucesso da viagem depende muito do intercambista.

— O aproveitamento depende mais de você, de sua atitude do que do lugar em si, se eu tive um ano maravilhoso, foi porque decidi por isso e busquei de todas as formas aproveitar ao máximo e deixei de lado os obstáculos.

A estudante de desenho industrial Ana Cecília também embarcou nesta ideia, ela conseguiu uma bolsa da Capes e no dia 20 de agosto embarcou para a Itália para ampliar os conhecimentos na sua área. 

Ela conta que escolheu o destino por ser um país de destaque em Design e acha o choque cultural trará bons frutos, apesar de guardar alguns medos.

— No Brasil possuo uma relação muito próxima com meus professores e tenho receio de que na Itália não tenha tanta abertura para expor minhas ideias. Também me assusta um pouco as apresentações de trabalhos e provas serem em italiano.

A experiência profissional e a bagagem cultural são também alguns das motivações que fazem pessoas viajarem para fora. O carioca e administrador Felipe Lontra Piragibe, 23 anos, trancou a faculdade no Brasil e passou seis meses na Nova Zelândia. Hoje ele é assessor de uma marca e conta que a experiência fora do Brasil foi fundamental não só pelos conhecimentos adquiridos, como a fluência inglês, mas por mostrar novas realidades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.