Carla Zambelli lança site para auxiliar não vacinados
Deputada diz que objetivo é dar ‘orientações para que cidadãos solicitem a suspensão da exigência do passaporte sanitário’
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) lançou, neste domingo (6), um site para auxiliar não vacinados. Segundo ela, o objetivo da página é dar “orientações para que os cidadãos solicitem a suspensão da exigência do passaporte sanitário”.
O site disponibiliza três modelos de documentos em formato de requerimento: escolar, para instituições e para passaporte sanitário. A plataforma conta com uma nota que explica que os documentos “darão suporte para formular o pedido administrativo de suspensão da exigência de apresentação do passaporte vacinal”.
“O cidadão deverá ler e estudar atentamente o requerimento e preparar-se para uma conversa amigável com quem está lhe exigindo o comprovante vacinal. Esse documento contém as explicações, jurídicas e científicas, que devem ser compartilhadas com a pessoa que está exigindo o passaporte. Após a leitura, imprima duas cópias do documento e duas do recibo”, ensina o site.
Os textos da página ainda incentivam não vacinados a procurar um “advogado de confiança” caso os estabelecimentos mantenham a cobrança do comprovante vacinal. “Ele poderá lhe indicar qual a medida judicial mais adequada para continuar a luta por seus direitos.”
Além das explicações jurídicas, há ainda informações epidemiológicas. Em uma delas, o site traz a afirmação de que quem já teve Covid-19 “possui uma imunidade natural”, o que já foi contestado por infectologistas.