Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carro tenta invadir residência oficial do presidente da República e leva tiros

A Polícia Federal já iniciou as diligências, abriu inquérito e aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional

Brasília|Do R7, em Brasília

Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República
Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República (Isac Nóbrega/PR - 21.12.2019)

Um carro furou o bloqueio na chegada ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República em Brasília, que se encontrava no local. Segundo fontes, os agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucionalatiraram contra o veículo. O primeiro disparo foi de advertência, ainda na altura do Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente. A informação foi confirmada pela RECORD.

Em nota, a Polícia Federal afirmou que já iniciou as diligências para elucidar as circunstâncias. O diretor-geral da Polícia Federal determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração de inquérito policial. A corporação aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações.

Após os disparos, o carro retornou, passou por cima da barreira de fura-pneu, quando recebeu outro tiro. Após o segundo disparo, ele foi embora com tiro e pneu furado. Até o momento não houve prisão e um dos motivos seria o fato de não terem não anotado a placa. O outro motivo para demora seria o fato de não haver câmeras próximo ao jaburu.

A RECORD e o R7 já acionaram o Planalto, o GSI, a PM e Exército e aguardam manifestação. A tentativa ocorreu às 6h deste sábado (24).

Publicidade

Apesar do incidente, a movimentação no Palácio da Alvorada ao longo do dia está tranquila. O presidente Lula passa o final de semana em Brasília. Na semana que vem, o presidente viaja para a Guiana, onde participa da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade no Caribe (Caricom). Em seguida, segue para a Ilha de São Vicente e Granadinas. Lá, participa da Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (CELAC).

Em 2021, um homem de 45 anos foi preso depois de tentar invadir o Palácio da Alvorada. Uma equipe do Exército que faz a segurança do local impediu a entrada do homem no Alvorada ao efetuar um disparo de arma de fogo contra ele. Apesar disso, segundo a PM, o homem não ficou ferido.

Após ser detido pelos militares, o homem foi encaminhado à sede da Polícia Federal em Brasília. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.