Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, durante cerimônia no Palácio do Planalto
Ricardo Stuckert/PR - 10.4.2023O governo dos Estados Unidos criticou, nesta segunda-feira (17), o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra na Ucrânia e afirmou que o Brasil está "papagueando" o discurso adotado pela Rússia para negar que tem culpa pelo conflito.
Nos últimos dias, o mandatário brasileiro afirmou que os Estados Unidos têm encorajado a manutenção da guerra e que a Ucrânia é tão responsável quanto a Rússia pelo que tem acontecido.
Em entrevista a jornalistas, o chefe de comunicação do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, lamentou que o Brasil esteja menosprezando os fatos e tenha evitado condenar a Rússia pela guerra.
Em viagem aos Emirados Árabes Unidos no último fim de semana, Lula reclamou do posicionamento de Estados Unidos e da União Europeia diante da guerra.
A menção dele à Europa foi rebatida pelo porta-voz da Comissão Europeia para Negócios Estrangeiros e Políticas de Segurança, Peter Stano. "Não é verdade que os EUA e a União Europeia estejam ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal, uma violação da Carta das Nações Unidas", afirmou a jornalistas.
"Em referência às falas do presidente brasileiro, gostaria de lembrar apenas alguns fatos básicos. O fato número um é que a Rússia, e apenas a Rússia, é responsável pela agressão ilegítima e não provocada contra a Ucrânia. Então, não há dúvidas sobre quem é o agressor e quem é a vítima", acrescentou Stano.