Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Celina Leão determina apuração de abordagem truculenta de policiais em prisão de homem

Vídeos mostram homem sendo algemado, golpeado na cabeça e colocado no chão em Brasília; filho da vítima estava presente

Brasília|Do R7

  • Google News
Abordagem violenta teria acontecido depois de uma discussão de trânsito Reprodução/RECORD - 09.07.2025

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, determinou nesta quinta-feira (10) a apuração imediata da abordagem truculenta feita por agentes da Polícia Civil que resultou na prisão de um homem na frente do filho dele, de 5 anos. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (9) em uma área nobre de Brasília, e a violência dos agentes foi registrada em vídeo por testemunhas.

“O que vimos exige atenção e providências. Já acionei a Corregedoria da Polícia Civil para que os fatos sejam apurados com rigor. A conduta dos agentes será analisada à luz do que prevê a legislação e os protocolos institucionais”, afirmou.


LEIA TAMBÉM

A governadora ressaltou que a Polícia Civil do DF é uma instituição reconhecida pelo profissionalismo e pelo compromisso com uma atuação cidadã, voltada à proteção da sociedade e à preservação dos direitos fundamentais. “Nenhum excesso condiz com esse padrão.”

O Governo do DF declarou que está acompanhando o caso “de perto” e reafirmou o compromisso com a legalidade, o respeito aos direitos humanos e a proteção integral da infância.


Entenda

Um homem de 42 anos foi abordado de forma violenta por dois policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente na Asa Norte, no Distrito Federal. Vídeos feitos por testemunhas mostram que o homem é algemado, golpeado na cabeça e colocado no chão.

O filho da vítima, de 5 anos, estava presente e presenciou a abordagem.


A criança teria sido acolhida por moradores da quadra, já que o pai foi levado sob custódia dos policiais. Segundo a polícia, a abordagem teria acontecido porque o homem teria batido na viatura descaracterizada dos agentes.

A mãe da criança e ex-companheira da vítima, Gabriella Furquim, afirma que foi contatada pelos moradores, que estavam com o filho dela, e foi avisada da situação.


Em nota, a PCDF afirma que o condutor “apresentou comportamento não colaborativo, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança da ação”. Depois de assinar um termo, o homem foi liberado.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.