Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com previsão de novos atos em Brasília, segurança é reforçada no Planalto, STF e Congresso

AGU e PGR pediram providências ao STF após a detecção do risco de um novo ato antidemocrático que estaria sendo articulado

Brasília|Do R7, em Brasília

Extremistas invadem o Congresso Nacional em atos antidemocráticos
Extremistas invadem o Congresso Nacional em atos antidemocráticos Extremistas invadem o Congresso Nacional em atos antidemocráticos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em meio às ameaças de novas manifestações antidemocráticas, o patrulhamento nas sedes dos Três Poderes foi reforçado na manhã desta quarta-feira (11). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Brasília até 19 de janeiro.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), ocorre um dia após a Advocacia-Geral da União (AGU) ter acionado o Supremo Tribunal Federal (STF) para informar do risco da repetição de atos antidemocráticos, programados para ocorrer em todas as capitais na tarde desta quarta-feira (11).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também enviou uma manifestação à Suprema Corte para solicitar que governadores, secretários de Segurança Pública e comandantes-gerais das Polícias Militares dos estados e do DF sejam oficiados para que reforcem a segurança nas capitais e principais cidades nesta quarta (11).

Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo da ação é fortalecer a proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a rodoviária do Plano Piloto e a praça dos Três Poderes, assim como de outros bens da União em Brasília.

Publicidade

Convocação de novos atos

O ministro Jorge Messias, da AGU, informou nesta terça-feira (10) ter detectado uma convocação de grupos extremistas para uma “megamanifestação nacional pela retomada do poder”.

O ato, que estaria programado para ocorrer às 18h em todas as capitais brasileiras, teria "potencial de violar direitos fundamentais dos demais cidadãos, como a liberdade de locomoção e os direitos à propriedade, à segurança pública e ao abastecimento de itens de primeira necessidade, como alimentação, combustíveis e medicamentos”.

Publicidade

Reforço

A capital federal também vai receber reforço de policiais militares de oito estados. A mobilização recai sobre o efetivo do Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. A medida foi autorizada nesta terça-feira (10) por Dino.

Com isso, a capital federal recebe auxílio de 16 unidades federativas. Já reforçavam a segurança do DF policiais militares de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.