Brasília Lago Paranoá no DF passa por limpeza neste sábado (18)

Lago Paranoá no DF passa por limpeza neste sábado (18)

Programação faz parte do Dia Mundial da Limpeza. Movimento envolve 180 países em prol da causa

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Atividades de limpeza do Lago Paranoá ocorrem durante toda manhã de sábado (18)

Atividades de limpeza do Lago Paranoá ocorrem durante toda manhã de sábado (18)

Pedro Ventura/Agência Brasília

Para marcar o Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (18), uma força-tarefa vai promover a retirada de lixo no Lago Paranoá. Nesta data, 180 países mobilizam milhares de pessoas para promover a limpeza em diversos lugares do mundo e chamar a atenção para a preservação ambiental. Esta é a quarta edição do evento.

A ação, que ocorre em Brasília e outras 1,2 mil cidades, tem uma extensa programação. No DF, haverá retirada de resíduos no Pontão do Lago Sul, regata ecológica, mutirões de limpeza nas margens e na superfície do lago, além de ações de conscientização. As atividades começam às 7h e vão até 12h30.

Depois de recolhido, o lixo será separado e pesado para estimar o impacto ambiental do descarte inapropriado. As ações são lideradas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Além da limpeza perto do Pontão, há outras atividades programadas. Entre 8h e 12h, o movimento Ocupe o Lago vai promover mutirões de limpeza em três pontos: Praia do Cerrado, Deck Sul e Praça dos Orixás. Quem quiser acompanhar os trabalhos, precisa levar sacolas e luvas para recolher o lixo, e equipamento pessoal de mergulho.

Últimas