Lago Paranoá no DF passa por limpeza neste sábado (18)
Programação faz parte do Dia Mundial da Limpeza. Movimento envolve 180 países em prol da causa
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Para marcar o Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (18), uma força-tarefa vai promover a retirada de lixo no Lago Paranoá. Nesta data, 180 países mobilizam milhares de pessoas para promover a limpeza em diversos lugares do mundo e chamar a atenção para a preservação ambiental. Esta é a quarta edição do evento.
A ação, que ocorre em Brasília e outras 1,2 mil cidades, tem uma extensa programação. No DF, haverá retirada de resíduos no Pontão do Lago Sul, regata ecológica, mutirões de limpeza nas margens e na superfície do lago, além de ações de conscientização. As atividades começam às 7h e vão até 12h30.
Depois de recolhido, o lixo será separado e pesado para estimar o impacto ambiental do descarte inapropriado. As ações são lideradas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).
Além da limpeza perto do Pontão, há outras atividades programadas. Entre 8h e 12h, o movimento Ocupe o Lago vai promover mutirões de limpeza em três pontos: Praia do Cerrado, Deck Sul e Praça dos Orixás. Quem quiser acompanhar os trabalhos, precisa levar sacolas e luvas para recolher o lixo, e equipamento pessoal de mergulho.