Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Cotado para assumir o Ministério da Saúde, David Uip deixa o PSDB

Médico é próximo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e deixa o PSDB após 27 anos no partido

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília


Médico David Uip durante entrevista
Médico David Uip durante entrevista

Cotado para assumir o Ministério da Saúde no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o infectologista David Uip se desfiliou do PSDB após 27 anos no partido. Desde maio deste ano, ele estava à frente da Secretaria Extraordinária de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, nomeado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB).

Ao R7, Uip disse que considera que a missão no partido foi cumprida. "Fui levado ao partido pelo governador Mário Covas, fui assessor especial e secretário em governos, mas nesse momento acaba a minha participação no partido e no governo, por ocasião de outro governador ter sido eleito. Eu acho que a minha participação no PSDB foi cumprida", disse.

A carta de desfiliação de Uip foi entregue em 28 de outubro, dois dias antes do segundo turno das eleições, no entanto, a direção nacional tucana afirmou que até esta quarta-feira (2) não havia sido comunicada da decisão. 

Segundo o médico, embora seja um dos cotados para assumir a pasta da Saúde no governo Lula, a desfiliação foi uma "decisão pessoal", que não tem a ver com os recentes posicionamentos da legenda que evidenciaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

No segundo turno das eleições, Bolsonaro recebeu suporte do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e de cerca de 80% dos prefeitos tucanos no estado

Por enquanto, Uip afirma que não foi procurado por Lula ou pelo PT. "Não falo sobre hipóteses, sei dessa história [de ser convidado a ser ministro da Saúde] tanto quanto a imprensa. Sou um dos médicos de Lula, cuidei dele e da presidente Dilma [Rousseff], nunca conversamos sobre o assunto."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.