CPMI do INSS: comissão vota convocação de Zema nesta quinta-feira, confirma presidente
Governador de Minas Gerais é ex-administrador do Grupo Zema, que oferecia crédito consignado a aposentados e pensionistas
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, e Gabriela Milanezi, da RECORD
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga as fraudes sobre pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), deverá votar na quinta-feira (4) a convocação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para depor na comissão.
A informação foi confirmada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG).
O requerimento é do deputado Rogério Correia (PT-MG), solicitando que o governador, herdeiro e ex-administrador do Grupo Zema preste esclarecimentos sobre a atuação da empresa na oferta de produtos financeiros, especialmente o crédito consignado, a aposentados e pensionistas.
Leia Mais
De acordo com o requerimento, os empréstimos consignados 100% online para idosos geram “grandes riscos de fraude”, dada a vulnerabilidade dessa parcela da população, que costuma ter pouca familiaridade com tecnologia.
O relatório apontou, ainda, que 93% dos contratos foram firmados em outubro de 2022, no período entre os dois turnos da corrida presidencial. Também identificou uma alta taxa de juros, de 3,5% ao mês, sem justificativa e a ocorrência de descontos indevidos sobre os benefícios.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













