Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Detran-DF intensificará operações contra motoristas bêbados

Em um mês, o Departamento de Trânsito pretende realizar 320 ações de combate ao consumo de álcool ao volante

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Bombeiros socorrem vítima de acidente no DF
Bombeiros socorrem vítima de acidente no DF

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) vai intensificar as ações de combate à combinação álcool e direção nas próximas semanas. A previsão é que o órgão faça até 320 ações em várias partes do DF, ao menos três vezes por dia. De acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto, a intenção é flagrar infratores que cometem o crime de dirigir embriagado nas festas de fim de ano.

A meta do Detran-DF é promover ao menos 10 operações por dia. “A ideia é fiscalizar condutores que insistem em consumir bebida alcoólica e dirigir. O Detran prega a consciência no trânsito. Principalmente nesse período do ano onde as pessoas se confraternizam com amigos e familiares”, lembrou Peixoto.

“Nossa ideia é que as pessoas participem dos eventos, mas tenham a ideia que beber e dirigir causa muitos acidentes”, alertou o diretor. As ações começarão nesta quinta (16) e vão durar até 16 de janeiro. Diariamente os agentes se dividirão em blitze e patrulhamentos com abordagens em toda a capital federal.

As ações devem se concentrar, principalmente, em áreas comerciais. E, como o período é de férias e confraternizações, a decisão foi de distribuir as operações ao longo do dia. O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, defende as ações de fiscalização que, segundo ele, tem salvado vidas no DF. “A fiscalização tem sido efetiva e tem preservado vidas. Assim seguimos reduzindo acidentes”, destacou.


Leia também

É importante lembrar que quem for flagrado dirigindo após consumir bebida alcoólica responderá por infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa de R$ 2.934,70. Quem já está com o direito suspenso e for pego reincidindo na infração pagará R$ 5.869,40.

Se o motorista for flagrado com concentração de álcool por litro de ar nos pulmões equivalente ou superior a 0,3 miligramas, ele também responde penalmente com detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão e, até, proibição de obtenção da CNH (carteira nacional de habilitação). Quem se recusa a soprar o bafômetro também está sujeito às mesmas penalidades de quem bebe e dirige.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.