DF amplia número de leitos para pacientes com Covid-19
Ao todo, serão 36 novos leitos; medida foi tomada para adequar a capacidade da rede ao atual momento da pandemia
Brasília|Marcela Cunha*, do R7, em Brasília
A rede pública de saúde do Distrito Federal mobilizou, nesta terça-feira (1º), 36 leitos para pacientes com Covid-19. Desses, 20 serão de UTI no Hospital Regional do Gama, seis unidades pediátricas no Hospital da Criança de Brasília e 10 leitos na estrutura acoplada do Hospital Regional de Samambaia.
Para adequar a capacidade da rede ao atual momento da pandemia, a Secretaria de Saúde iniciou o reagendamento de procedimentos que possam ser remarcados. Estão mantidos os transplantes e as cirurgias oftalmológicas, cardíacas, ortopédicas e de urgência, além das situações judicializadas.
Segundo o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, a mobilização de novos leitos ocorre conforme o aumento da demanda e envolve a contratação de unidades da rede privada e, se necessário, do Hospital da Polícia Militar.
O Hospital Regional de Samambaia é exclusivo para atendimento a pacientes com Covid-19, com exceção da maternidade. Já o Hospital Regional da Asa Norte chegará a 52 leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento do coronavírus. Ao todo, o DF contava, às 11h desta terça-feira (1º), com 95 leitos de UTI ativos, 30 de UCI e 171 de enfermaria exclusivos para a Covid-19. Os índices de ocupação estão em 91,5%, 90% e 87,7%, respectivamente.
Números da Covid no DF
A Secretaria de Saúde do DF confirmou, nesta terça-feira (1º), 5.798 novos casos conhecidos e mais 12 mortes por Covid-19. Ao todo, morreram 11.186 pessoas em decorrência da doença.
A taxa de transmissão do vírus caiu e está em 1,23. Isso quer dizer que cada 100 pessoas infectadas pelo vírus transmitem a doença para outras 123 pessoas.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro