‘Dinheiro da Petrobras vai ajudar a fazer revolução na transição energética', afirma Lula
Presidente diz ser contra uso de combustíveis fósseis, mas que Brasil deve seguir explorando petróleo enquanto ainda precisar
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (24) que, apesar de ser contra o uso de combustíveis fósseis, o Brasil deve seguir explorando petróleo enquanto ainda precisar do produto. Segundo ele, “é o dinheiro da Petrobras que vai ajudar a gente a fazer revolução na transição energética”.
“Agora estamos discutindo transição energética, e a gente não precisa mais de petróleo, agora é eólica. Tudo bem. Eu sou contra o combustível fóssil, quando a gente puder prescindir dele. Quando a gente não puder, a gente tem que ter, porque é o dinheiro da Petrobras que vai ajudar a gente a fazer revolução na transição energética", disse o presidente.
Leia mais
As declarações dele ocorreram durante evento no Rio Grande do Sul assina nesta segunda-feira (24), onde ele assinou um contrato de compra de quatro novos navios para a Petrobras.
O presidente defendeu o trabalho da empresa e disse que lutou para recuperar a imagem da Petrobras. “Vocês lembram de quantas vezes tentaram destruir a Petrobras. A Petrobras virou o símbolo da corrupção. Vocês que estão com jaleco amarelo muitas vezes tiveram problema de andar na rua com esse jaleco, de ser provocado, porque foi jogada em cima das costas dos trabalhadores também a responsabilidade de que a Petrobras era um antro de ladrão. Vocês sabem o que passaram, e por conta disso, quando cria uma imagem negativa contra alguém, fica muito fácil destruir esse alguém”, comentou.
Além disso, ele destacou que o país tem potencial para construir uma forte indústria naval, sem a necessidade de importar do exterior.
“E resolvi recuperar a Petrobras e a indústria naval, porque também construir a indústria naval não foi uma tarefa fácil. Desde 2002 temos brigado pela indústria naval. Tem 8.000 km de costa marítima. Esse país jamais poderia ter prescindindo de indústria de cabotagem, jamais. Porque o que é ideal para um país como o Brasil é ter transporte que utiliza trem, navio, caminhão. Então o Brasil 95% dos nossos transportes de exportação vai de navio. O Brasil é o maior país da América do Sul, por que não temos uma indústria naval poderosa? Por que temos que comprar navio da Coreia, de Cingapura, da China?“, opinou.
“Por que esse país tem que ser pequeno? Por que não pode pensar grande? Por que não pode competir em igualdade de condições com qualquer país do mundo? Nós já temos uma empresa como a Petrobras, que não perde para ninguém em inteligência de prospecção de petróleo em águas profundas. Uma empresa que não tem quase nenhum incidente, uma empresa que não tem experiência de incidente. Por que a gente não aproveita essa tecnologia?“, completou.