Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Distrital lança plano com incentivo de R$ 200 mil para projetos escolares voltados à saúde mental

Escolas públicas têm até 17/9 para se inscrever; verba de emendas parlamentares será dividida entre 20 unidades de ensino

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Plano vai beneficiar 20 projetos de escolas públicas
Plano vai beneficiar 20 projetos de escolas públicas

A deputada distrital Dayse Amarílio (PSB) lançou o edital de um projeto que vai direcionar R$ 200 mil a iniciativas relacionadas à saúde mental desenvolvidas em escolas públicas. O valor é oriundo de emendas parlamentares e será dividido entre 20 unidades de ensino, que poderão se inscrever até 17 de setembro.

Os projetos devem ser enviados para o email dep.dayseamarilio@gmail.com. A iniciativa selecionada será apresentada no dia 19 de setembro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), após apreciação do gabinete da deputada. A seleção dos projetos levará em consideração a quantidade de projetos por modalidade, o número de estudantes a serem beneficiados e o envolvimento interdisciplinar do projeto no âmbito da unidade escolar.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"Queremos minimizar os fatores de risco para o adoecimento emocional e promover ativamente os fatores de proteção à saúde psíquica, o que pode evitar tanto o surgimento quanto o agravamento de quadros de adoecimento mental no ambiente escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal", afirma Dayse Amarílio.

Para participar, o projeto deve:


• existir há pelo menos seis meses;

• estar correlacionado com o projeto político-pedagógico da escola;


• estar inserido nos eixos propostos pelo edital (veja mais abaixo); e

• ter como finalidade a promoção da saúde mental no ambiente escolar, com o objetivo de minimizar os fatores de risco para transtornos mentais e comportamentais, assim como outros quadros de adoecimento de natureza somática influenciados por questões psíquicas.

Leia também

Os projetos enviados devem incluir, pelo menos, um dos seguintes eixos temáticos:

• corpo (atividade física, alimentação, sono, planejamento em saúde, entre outros);

• mente (aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, funções mentais superiores, como atenção, memória, capacidade de planejamento, criatividade e concentração), numa perspectiva de cuidados com o cérebro; e

• relações sociais (criação e manutenção de redes sociais de apoio afetivo, instrumental e social — família, escola, comunidade em geral, desenvolvimento de habilidades sociais, educação emocional, mediação de conflitos, prevenção das violências e cultura da paz).

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.