Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Distrito Federal registra 9 casos confirmados de varíola do macaco

Do total, 5 notificações foram confirmadas nesta sexta-feira (15); a capital federal registra ainda outros 9 casos suspeitos da doença

Brasília|Do R7, em Brasília

Inchaço dos gânglios linfáticos, febre e dor de cabeça são alguns dos sintomas da doença
Inchaço dos gânglios linfáticos, febre e dor de cabeça são alguns dos sintomas da doença

O Distrito Federal acumula nove casos confirmados e outros nove casos suspeitos de pacientes com a varíola do macaco. A confirmação é da Secretaria de Saúde, que divulgou os números na noite desta sexta-feira (15). Na última terça (12), a pasta já havia confirmado quatro pessoas infectadas.

Um laboratório particular da capital notificou quatro dos cinco novos casos. Segundo nota divulgada pela pasta, a quinta notificação foi registrada "junto ao laboratório de referência nacional do Ministério da Saúde".

"As amostras do laboratório particular (quatro) serão encaminhadas para validação junto ao laboratório de referência nacional do Ministério da Saúde", informou a pasta. Até a última segunda-feira (11), o Brasil acumulava cerca de 219 casos da doença.

Histórico

O primeiro caso de varíola do macaco no DF foi confirmado pela Secretaria de Saúde no primeiro fim de semana de julho. Trata-se de um homem que viajou para a Alemanha em junho e que sentiu os primeiros sintomas ao retornar. Nessa segunda (11), o DF tinha seis casos suspeitos da doença, dois a mais que os quatro registrados no último dia 7.

A recomendação para quem apresentar sintomas como bolhas na pele, dor de cabeça, febre acima de 38,5ºC, dores e inchaços pelo corpo é procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) foi definido como unidade de referência para tratar os casos que precisem de hospitalização.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.