Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Educação do DF manda recolher lote de carne de merendas após suspeita de irregularidades

Pasta afirma que, além do excesso de gordura, problemas sanitários não foram constatados

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

  • Google News
TCDF determinou que a SEE preste esclarecimentos sobre irregularidades em carnes Reprodução/TCDF - 30.06.2025

A SEE (Secretaria de Estado de Educação) do DF determinou, de forma preventiva, que o lote de carne utilizada para fazer merendas escolares fossem analisado e substituído por um novo. A decisão vem depois do TCDF (Tribunal de Contas do DF) ordenar que a pasta prestasse esclarecimentos sobre possíveis irregularidades encontradas nas carnes bovinas utilizadas.

LEIA TAMBÉM

A secretaria afirma que a Vigilância Sanitária coletou amostras do produto, que foram analisadas pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública). De acordo com o laudo, “a única inconsistência encontrada foi o percentual de gordura 1,7% acima do previsto em edital”. O documento pontua que não foram encontrados problemas sanitários ou nutricionais, e o alimento não foi considerado impróprio para consumo.


Além disso, técnicos da SEE e representantes do Conselho de Alimentação Escolar visitaram as instalações da empresa fornecedora de carne para verificar as condições higiênico-sanitárias, os processos de produção, embalagem, transporte e distribuição do produto. “Adicionalmente, testes sensoriais e visuais foram realizados em unidade escolar antes do uso do novo lote, confirmando a qualidade do alimento”, destaca.

A SEE afirma que um processo para apuração de responsabilidades e eventual aplicação de penalidades à empresa por descumprimento do padrão estabelecido foi instaurado. A pasta ressalta que os dados e medidas adotadas foram encaminhados ao TCDF.


Decisão do TCDF

Na segunda-feira (30), o TCDF determinou que a SEE apresentasse esclarecimentos sobre suóstas irregularidades encontradas no fornecimento de carne para merendas escolares. Segundo denúncias recebidas, o alimento apresentava excesso de gordura e presença de materiais estranhos, como pedaços de plástico, couro e até fragmentos de rótulos.

Os problemas teriam sido identificados em diversas escolas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.