Em meio à prisão de Hytalo, Lula defende regulação das redes: ‘Constante ameaça’
Influenciador foi preso na sexta, após denúncia de Felca; governo deve mandar ao Congresso proposta de regulação nesta semana
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta segunda-feira (18) a regulação das redes sociais. O assunto voltou à tona nos últimos dias, após denúncia do influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, contra o também influenciador Hytalo Santos (leia mais abaixo).
O governo deve enviar ao Congresso Nacional ainda nesta semana uma proposta de regulação. “Expus ao presidente [Daniel] Noboa a urgência com que o governo e a sociedade brasileira vêm procurando enfrentar a criminalidade na esfera digital”, declarou Lula, em declaração à imprensa após recepção oficial do presidente do Equador, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Nossas sociedades estarão sob constante ameaça sem regulação das big techs [grandes empresas de tecnologia, como Google e Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp]. Esse é o grande desafio contemporâneo de todos os estados", acrescentou Lula.
Veja mais
O petista afirmou, ainda, que coibir a exploração de crianças é uma “imposição moral”.
“As redes digitais não devem ser terra sem lei em que é possível atentar impunemente contra a democracia, incitar o ódio e a violência. Erradicar a exploração sexual de crianças e de adolescentes é uma imposição moral e uma obrigação do poder público”, afirmou.
Prisão e investigação
O influenciador digital Hytalo Santos teve a prisão preventiva decretada na última sexta-feira (15), como parte de uma investigação sobre possível exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais.
Conhecido por reunir adolescentes em casa e compartilhar imagens em formato semelhante a um reality show, ele chegou a ultrapassar 17 milhões de seguidores no Instagram.
O Ministério Público da Paraíba investigava o caso desde 2024, mas um vídeo de outro influenciador, Felca, ampliou a repercussão nacional nos últimos dias.
O conteúdo publicado por Felca apresenta denúncias contra Hytalo e ultrapassa 40 milhões de visualizações no YouTube. Com a monetização desativada, Felca afirma ter decidido abordar o assunto por acreditar que outros não teriam coragem, assumindo as consequências.
Dias depois, disse ter recebido ameaças de processos. Na sexta-feira, elogiou a atuação dos investigadores. Hytalo se declara inocente e afirma colaborar com as autoridades. A prisão ocorreu por suspeita de tentativa de destruição de provas.
Regulação
O embate entre os produtores de conteúdo, agora caso de polícia, coincide com o crescimento do debate sobre regulamentação das redes sociais.
Na semana passada, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) receberam 26 influenciadores para discutir democracia, papel das instituições e comunicação online. Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes reforçou que as leis devem valer também no ambiente virtual.
Perguntas e respostas
Qual foi a declaração de Lula sobre a regulação das redes sociais?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a regulação das redes sociais, afirmando que as sociedades estão sob constante ameaça sem essa regulação. Ele destacou a urgência de enfrentar a criminalidade na esfera digital e mencionou que a exploração de menores é uma “imposição moral”.
O que motivou a defesa de Lula pela regulação das redes sociais?
A defesa de Lula pela regulação das redes sociais foi motivada pela denúncia do influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, contra Hytalo Santos, que resultou na prisão deste último. O governo planeja enviar uma proposta de regulação ao Congresso Nacional.
Qual foi a situação legal de Hytalo Santos?
Hytalo Santos teve a prisão preventiva decretada na última sexta-feira (15) em uma investigação sobre possível exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais. Ele é conhecido por reunir adolescentes em casa e compartilhar imagens em um formato semelhante a um reality show.
Como Felca se envolveu na situação?
Felca publicou um vídeo com denúncias contra Hytalo, que teve grande repercussão, alcançando mais de 40 milhões de visualizações no YouTube. Ele afirmou que decidiu abordar o assunto por acreditar que outros não teriam coragem e, após a publicação, recebeu ameaças de processos.
Qual foi a resposta de Hytalo Santos às acusações?
Hytalo Santos se declarou inocente e afirmou que está colaborando com as autoridades. Sua prisão ocorreu sob suspeita de tentativa de destruição de provas relacionadas à investigação.
Como o debate sobre a regulação das redes sociais está se desenvolvendo?
O caso de Hytalo e Felca coincide com um crescente debate sobre a regulação das redes sociais. Recentemente, ministros do STF se reuniram com influenciadores para discutir a democracia e o papel das instituições no ambiente online, enfatizando que as leis devem ser aplicadas também nesse espaço.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















