Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Em viagem à Argentina, Lula vai visitar Cristina Kirchner em prisão domiciliar

Cristina foi condenada a seis anos de prisão por irregularidades enquanto foi presidente

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News
Justiça argentina autorizou visita de Lula a Kirchner Ricardo Stuckert/PR - 3.8.2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, em prisão domiciliar desde junho. O R7 apurou que o encontro deve ocorrer nesta quinta-feira (3).

Lula chega a Buenos Aires na tarde desta quarta-feira (2), para a 66ª cúpula de chefes de Estado do Mercosul. O petista deve visitar a aliada depois da reunião do bloco. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República confirmou a informação.


leia mais

Kirchner foi condenada a seis anos de prisão por irregularidades em contratos de obras rodoviárias firmados enquanto presidiu a Argentina, entre 2007 e 2015.

Peronista, ela é aliada histórica de Lula e do PT e uma das principais vozes de oposição ao atual presidente argentino, o ultraliberal Javier Milei.


A possibilidade de o brasileiro visitá-la era veiculada há dias. Mais cedo nesta quarta-feira (2), a Justiça argentina autorizou a ida de Lula ao apartamento de Kirchner, em Buenos Aires.

Essa é a primeira visita do petista à Argentina desde a posse de Milei, em dezembro de 2023.


Condenação

Em junho deste ano, a Suprema Corte de Justiça da Argentina determinou a prisão da ex-presidente, após os três juízes do Tribunal Oral Federal nº 2 rejeitarem por unanimidade um recurso de anulação da condenação.

Por ter 72 anos, a Justiça determinou que ela cumprisse a pena em regime de prisão domiciliar. Além da condenação, Kirchner não pode ocupar cargos públicos.


À época da decisão, Lula manifestou solidariedade à ex-presidente pelas redes sociais.

“Telefonei hoje no final da tarde para a companheira Cristina Kirchner e manifestei toda a minha solidariedade. Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a seguir lutando”, escreveu o brasileiro, em 11 de junho deste ano.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.