Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em meio à crise de dengue, GDF divulga edital para contratar 200 médicos temporários

Interessados têm de 26 de fevereiro a 3 de março para se inscrever no processo seletivo; salários serão de R$ 10 mil mensais

Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília

Jornada de trabalho será de 20h/semana
Jornada de trabalho será de 20h/semana Jornada de trabalho será de 20h/semana (Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira (23), o edital do processo seletivo para a contratação de 200 médicos generalistas temporários. Os Profissionais terão jornada de 20 horas semanais e remuneração de R$ 10 mil. Interessados poderão se inscrever no site do Instituto AOCP, banca organizadora, a partir de 26 de fevereiro até as 23h59 de 3 de março. A avaliação será feita por meio de análise curricular, prova de título e experiência profissional.

O Distrito Federal é a unidade da federação com maior número de casos prováveis de dengue e a maior incidência no país. Até a sexta semana epidemiológica, 35 das 113 mortes causadas por dengue no Brasil em 2024 eram da capital, com outras 69 sob investigação.

Segundo Ministério da Saúde, a capital federal concentrava 79.287 casos prováveis da doença, o que representa 12% dos registros do país e a maior taxa de incidência, com 2.814 casos por 100 mil habitantes. As principais vítimas no DF são mulheres e pessoas da faixa etária de 30 a 39 anos, seguidos por pessoas de 50 a 59 anos e de 40 a 49 anos.

Do total de vagas para médicos temporários, 100 são destinadas para ampla concorrência, 40 para pessoas com deficiência, 40 para negros e 20 para pessoas hipossuficientes.

Publicidade

Segundo a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, profissionais atuarão no reforço de atendimento ao combate à dengue e nas emergências. "Hoje, nós temos um déficit muito grande nas nossas portas de emergência e nos serviços de atendimento móveis de urgência. Esses médicos vêm ao encontro desta necessidade. Além de atender aos pacientes com sintomas de dengue, também irão compor as equipes no âmbito de urgência".

Para participar da seleção, é necessário ter o diploma de conclusão do curso de nedicina, reconhecido pelo Ministério da Educação e ter registro no (CRM) Conselho Regional de Medicina, com jurisdição na unidade da Federação do DF.

Publicidade

Critérios de avaliação

Os candidatos serão avaliado por meio da análise curricular, com pontuação destinada à avaliação de títulos e à experiência profissional, no momento da inscrição. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 8 de março e as convocações, em 28 de março.

Além dos generalistas, a secretaria divulgou na última quarta-feira (21), as nomeações de 33 médicos, 156 enfermeiros, 180 técnicos em enfermagem e 115 agentes comunitários de saúde

*Sob supervisão de Fasuto Carneiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.