Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Governo do DF lança cursos digitais com mais de 4.000 vagas para jovens em vulnerabilidade

Programa é voltado para pessoas de 15 a 29 anos e pretende diminuir a exclusão digital

Brasília|Kris Otaviano, da RECORD, e Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

  • Google News
Celina Leão lançou Pró‑Jovem Digital nesta sexta-feira Reprodução/Agência Brasília - 04.07.2025

O GDF (Governo do Distrito Federal) lançou nesta sexta-feira (4) o Pró‑Jovem Digital, programa que oferecerá 1.440 vagas presenciais e mais de 4.000 na modalidade online para jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo é reduzir a exclusão digital e qualificar jovens nas áreas das novas profissões em áreas de tecnologia.


LEIA TAMBÉM

Durante a solenidade no Palácio do Buriti, a governadora em exercício, Celina Leão, destacou o impacto da iniciativa. “Estamos investindo em um programa com foco no futuro, em inteligência artificial e em ferramentas digitais que serão pré-requisitos para bons empregos daqui a poucos anos.”

Secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso afirma que o programa busca preparar os jovens para trabalhar “nas áreas das novas profissões que estão sendo exigidas pelo mercado de trabalho por causa da revolução tecnológica que estamos vivendo”.


“A qualificação de jovens nessa área atende uma demanda do setor produtivo que hoje exige que qualquer profissional tenha um mínimo conhecimento dessa área”, explica.

A coordenadora do Pró‑Jovem Digital, Maira Balbino, pontua que o projeto pretende “democratizar o acesso ao ensino de qualidade”. “Estamos levando para dentro das comunidades oportunidades que muitos jamais teriam condições de pagar”, completa.


Os cursos gratuitos oferecidos abrangem áreas como empreendedorismo digital, inteligência artificial, marketing digital, redes sociais, edição de vídeo e ecommerce. Além de capacitação técnica, o programa inclui monitoramento por critérios como desempenho acadêmico e competências socioemocionais.

As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira (7), no site da secretaria de Família e Juventude. A primeira turma presencial será em Taguatinga e em Ceilândia, com 120 vagas cada. Sol Nascente, Por do Sol, Estrutural, Gama, Planaltina, Santa Maria e Plano Piloto também serão contemplados. Os cursos online estarão disponíveis para todas as regiões administrativas.


Delmasso afirma, ainda, que notebooks serão sorteados para os melhores alunos de cada turma, “para que eles possam trabalhar e começar o seu próprio negócio dentro da sua casa”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.