Governo do DF realiza Dia D de vacinação contra poliomielite neste sábado
Distrito Federal não atinge a meta de 95% de cobertura vacinal desde 2016
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O GDF (Governo do DF) vai realizar o dia “D” de vacinação contra a poliomielite para crianças de 0 a 5 anos neste sábado (8). A meta é imunizar 95% da população nessa faixa etária, o que corresponde a 177.313 crianças. A SES (Secretaria de Saúde) afirma que serão mais de 80 pontos de vacinação e que a pasta recebeu 141 mil doses do Ministério da Saúde. Lucilene Florêncio, que está à frente da secretaria, reiterou a importância da vacinação.
LEIA TAMBÉM
“Hoje nós temos uma campanha forte, uma Secretaria dedicada às questões de aumento da cobertura vacinal e não podemos permitir que nossas crianças sejam acometidas e que haja sequelas e comprometimento da vida futura”, reforça. Assista a entrevista dada ao R7 com exclusividade:
A secretária explica que não existem restrições para crianças saudáveis para tomarem o imunizante, mas que no caso de pessoas que estejam gripadas ou com alguma condição que comprometa o sistema imunológico, é indicado esperar que recupere a saúde.
Além da vacina contra pólio, outros imunizantes serão disponibilizados para a população entre 8h e 17h. Para conferir os locais de vacinação, acesse este link.
Cobertura vacinal no DF
A cobertura vacinal no DF tem apresentado uma queda progressiva desde 2016, e a meta de 95% não é alcançada. Segundo a SES, o risco dessa diminuição é a possibilidade de reintrodução da doença na sociedade.
“Pólio é uma paralisia flácida que deixa sequelas”, relembra Lucilene, que relata ter conhecido pessoas com problemas permanentes causados pela doença.
A cobertura vacinal foir de 97,5% em 2016, mas diminuiu para 90,8% no ano seguinte. O número chegou a 76,8% em 2021, o menor índice registrado, mas voltou a subir para 78,5% em 2022 e 83,9% em 2023.
A doença
A poliomielite, também conhecida como pólio, é uma doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida. Os sintomas incluem a diminuição de reflexos profundos na área, flacidez muscular súbita nos membros inferiores e sequelas de paralisia depois de 60 dias do início da doença, além de febre.
A única forma de prevenção da doença é pela vacinação.