Governo federal libera consulta de 39 mil carteiras de trabalho que foram roubadas ou perdidas
Documento pode ser retirado nas unidades regionais do Ministério do Trabalho mediante agendamento
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e devolvidas às unidades regionais do órgão.
Para verificar o documento, é necessário acessar o sistema: CTPS Recuperadas.
Segundo a pasta, caso a carteira seja localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do ministério, levando um documento de identificação, para fazer a retirada.
O agendamento está disponível no Sistema de Atendimento Agendado.
Leia mais
Atualmente, a carteira de trabalho física foi substituído pela versão digital. A emissão do documento é feita apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.
Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em situações específicas. “Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, explica.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
