Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Guarda Jânio deixa CLDF e Tabanez assume vaga como 3º suplente

Essa é a 1ª vez que isso ocorre na Casa; Jânio deixa cadeira como distrital para disputar vaga na Câmara dos Deputados

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

o deputado distrital Guarda Jânio
o deputado distrital Guarda Jânio

Depois de intensas mudanças, o gabinete nº 8 da Câmara Legislativa do Distrito Federal terá seu quarto ocupante dentro da atual legislatura. Guarda Jânio (PROS) deixa o cargo de deputado, que será ocupado pelo colega de partido Carlos Tabanez. A previsão é de que a saída de Jânio ocorra nesta quarta (9).

Essa é a primeira vez na história da Casa que um terceiro suplente vai assumir o cargo de distrital. Na tarde desta segunda-feira (7), os dois se encontraram em Ceilândia com o titular da vaga, o delegado Fernando Fernandes (PROS). 

Jânio deixa a CLDF para se dedicar à campanha para as eleições deste ano. A intenção é pleitear uma das oito cadeiras destinadas ao DF na Câmara dos Deputados. Em junho do ano passado, ele assumiu a cadeira de distrital depois que Fernandes foi nomeado administrador de Ceilândia.

Leia também

Essa foi a segunda vez ao longo da legislatura que o deputado eleito se licenciou para comandar a região. Na ocasião anteior, a primeira suplente, Telma Ruffino, não tomou posse por estar à frente da administração de Arniqueira, abrindo a vaga para Guarda Jânio, policial militar que tentou se eleger para a CLDF por 20 anos.


O delegado Fernandes foi eleito deputado distrital como o segundo mais votado do DF nas eleições de 2018, com 29.420 votos, atrás apenas de Martins Machado (Republicanos). A diferença entre eles foi de apenas 37 votos. 

Suplente

Mais um representante de forças de segurança ascende à cadeira de distrital. Carlos Tabanez é policial civil, tendo atuado na DOE (Divisão de Operações Especiais). Na eleição de 2018 ele teve 8.078 votos.

Tabanez é também empresário e instrutor de armamento e tiro. O parlamentar defende propostas para regular registro, posse comércio de armas. Na CLDF, está em tramitação um projeto Pró-Tiro Esportivo, de lei de autoria de Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.