Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Há a necessidade de uma reforma política’, diz Moraes

Ministro do STF afirmou que modelo eleitoral faliu ‘porque produz candidatos e eleitos sem vinculação a partidos’

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Alexandre de Moraes criticou atuação das big techs: 'têm ideologia, finalidade política e econômica' Rosinei Coutinho/STF - Arquivo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes afirmou nesta segunda-feira (24) que é necessária uma reforma política no país. A declaração foi dada no Congresso Nacional de Direito Público e Controle Externo no Tribunal de Contas do estado de São Paulo.

“Esse modelo eleitoral faliu porque produz candidatos e eleitos sem vinculação a partidos, que se preocupam muito mais em fazer live do que discutir projeto, que enfaquecem o Congresso”, disse.


Sobre discursos de ódio e polarização, Moraes criticou as redes sociais e defendeu fazer um diagnóstico para atacar as causas e cuidar dos reflexos que continuam existindo no dia a dia.

Leia Mais

“Houve um induzimento por parte de grupos para capturar as pessoas nas redes sociais, mas havia um tereno fértil. Fomos ingênuos de achar que as big techs foram neutras, elas têm ideologia, finalidade política e econômica. Lá atrás, essas big techs que direcionavam produtos”, ressaltou.


Moraes disse que fortalecer as instituições é o caminho mais seguro para a democracia.

“O Brasil sofreu, de 88 para cá, dois impeachments e uma tentativa de golpe. E o Brasil sobreviveu. Sobreviveu porque a Constituição não evita problemas, mas prevê mecanismos de resolução. O Brasil continua uma democracia com eleições marcadas, mesmo com todos os problemas, e precisamos fortalecer as instituições. Isso exige reformas em todos os poderes. A mãe de todas as reformas”, afirmou.


O ministro do STF também criticou influenciadores que querem dar opinião em diferentes contextos, desde a guerra na Ucrânia ao futebol brasileiro.

“Esse influencer têm mais influência que jornal, isso foi trabalhado para desacreditar, é uma lavagem cerebral”, disparou.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.