Hemocentro de Brasília fará coleta de sangue no Parque da Cidade nesta sexta-feira
Ação faz parte do Dia Mundial do Doador de Sangue; Palácio do Buriti também vai receber equipe
Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
O Hemocentro de Brasília fará coleta de sangue no Estacionamento 13 do Parque da Cidade nesta sexta-feira (14), em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A ação faz parte da campanha Mulheres no Poder Doando Sangue e Salvando Vidas 2024.
Veja mais
A fundação informou que o estoque de sangue está crítico para o tipo O negativo e baixo para O positivo, AB negativo, A negativo e B negativo. A situação dos sangues AB positivo e A positivo são consideradas regular e a de B positivo está adequada.
O administrador do Parque,Todi Moreno explica que o objetivo da ação no local é ampliar a campanha e a importância da doação de sangue. “O Parque da Cidade inspira vida e respira saúde, um palco ideal. Uma ação tão importante como essa do Governo fortalece a consciência dos nossos visitantes que doar sangue é doar vida e amor”.
O Palácio do Buriti também receberá a equipe para fazer a coleta nesta sexta-feira. Já em 27 de junho, a Presidência da República receberá a unidade móvel de coleta externa no Palácio do Planalto.
Como doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Em caso de dengue, é necessário aguardar 30 dias depois do fim dos sintomas para se candidatar à doação de sangue. Para quem teve dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
As pessoas que tiveram gripe deve aguardar 15 dias depois do desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. No caso do diagnóstico de Covid-19, é preciso aguardar 10 dias depois do fim dos sintomas, desde que esteja sem sequelas. Se o paciente for assintomático, o prazo é contado a partir da data de coleta do exame.
*Sob supervisão de Fausto Carneiro