Ibaneis libera construção do viaduto de Sobradinho
Obra vai beneficiar mais de 70 mil motoristas que saem diariamente em direção à BR-020; serão investidos R$ 33 milhões
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
O governador Ibaneis Rocha liberou, nesta quarta-feira (23), a construção do viaduto de Sobradinho, no Distrito Federal. As obras vão beneficiar mais de 70 mil motoristas que trafegam diariamente na BR-020. Serão investidos mais de R$ 33 milhões e gerados cerca de 400 empregos.
Leia também
Além do viaduto, o pacote de obras prevê serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, muro de “terra armada”, acessibilidade e urbanismo. Melhorias que vão ajudar a aliviar o trânsito na região.
Durante agenda oficial, o governador garantiu que a obra será bastante rápida. “Vamos ter um acesso bem mais rápido na região e agora vamos batalhar por recursos para poder construir uma terceira faixa viária que liga o local até Planaltina, resolvendo o problema do trânsito dessas famílias”, comentou Ibaneis.
O projeto da terceira faixa de rolamento entre Sobradinho e Planaltina está 90% concluído, de acordo com o DER/DF, e deve iniciar a captação de recursos até o fim deste mês.
As melhorias viárias fazem parte do pacote de obras realizadas na Saída Norte do DF. Em maio do ano passado, o Complexo Viário Governador Roriz — com 23 viadutos e quatro pontes — foi entregue.
Mais viadutos
Outras quatro estruturas do tipo também estão sendo construídas em diversos pontos do DF. A mais avançada delas é o viaduto do Recanto das Emas, que já atingiu a marca de 60% de execução, de acordo com o DER/DF. Atualmente, os operários trabalham na parte de escavação.
No Itapoã/Paranoá, uma das alças de acesso ao futuro viaduto está sendo construída. No Riacho Fundo, a construção está na fase de levantamento topográfico e sondagem do terreno. Por último, o edital para a execução do viaduto do Jardim Botânico deverá ser publicado na segunda quinzena de março.