Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inmet emite alerta de tempo seco em 16 estados e no Distrito Federal

A umidade relativa do ar pode baixar a 12% em seis estados; DF está sob o alerta amarelo de perigo potencial

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Tempo seco no DF
Tempo seco no DF Tempo seco no DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (28) dois alertas para a baixa umidade do ar em 16 estados e no Distrito Federal. O oeste do Mato Grosso, o nordeste do Mato Grosso do Sul, o centro de Goiás, o sul do Tocantins, o sudoeste do Piauí e sul do Maranhão são as áreas mais atingidas pela seca, com umidade que pode variar entre entre 20% e 12%. 

Leia mais: DF decreta 'emergência ambiental' durante período de seca

O alerta amarelo de perigo potencial da baixa umidade do ar também foi emitido para o Distrito Federal, Pará, Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em parte desses estados a umidade do ar varia entre 30% e 20%. 

A condição favorece a ocorrência de incêndios florestais e problemas de saúde. De acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 28 de agosto, o DF registrou 149 focos de incêndios. O número é 44% maior do que o computado por imagens de satélite no mesmo período do ano passado.

Com isso, a recomendação é evitar a prática de exercícios físicos nas horas de maior incidência solar, umidificar os ambientes e beber líquidos em abundância. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.