Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Itamaraty confirma morte de mãe e filho brasileiros no sul do Líbano

Ataque ocorreu no distrito de Bint Jbeil e também matou o pai da criança, de nacionalidade libanesa

Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Itamaraty confirmou a morte de uma brasileira e seu filho de 11 anos em ataque no sul do Líbano.
  • A residência da família foi atingida por um bombardeio atribuído às Forças de Defesa de Israel.
  • Um filho do casal ficou ferido e está hospitalizado; o governo brasileiro condenou as violações ao cessar-fogo.
  • A Embaixada do Brasil em Beirute presta assistência à família das vítimas e pede o cumprimento da Resolução 1701 da ONU.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Embaixada do Brasil em Beirute informou que está em contato com a família das duas vítimas Shir Torem/Reuters - 27.04.2026

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, nesta segunda-feira (27), a morte de dois brasileiros, uma mulher e seu filho, de 11 anos, em um ataque no sul do Líbano. O bombardeio ocorreu no domingo (26), no distrito de Bint Jbeil, e também matou o pai da criança, de nacionalidade libanesa. Outro filho do casal ficou ferido e está hospitalizado.

Segundo o Itamaraty, a família estava dentro de casa no momento em que a residência foi atingida por um ataque atribuído às Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês). Em nota oficial, o governo brasileiro classificou o episódio como “mais um exemplo das reiteradas e inaceitáveis violações ao cessar-fogo anunciado em 16 de abril”.


De acordo com o comunicado, os recentes confrontos já provocaram a morte de dezenas de civis libaneses, incluindo mulheres, crianças, uma jornalista e dois integrantes franceses da UNIFIL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano).

Leia mais

Ao lamentar as mortes, o governo brasileiro prestou condolências aos familiares e reiterou a condenação a ataques durante a vigência do cessar-fogo, tanto por parte de Israel quanto do Hezbollah. O Itamaraty também criticou a destruição de residências e estruturas civis no sul do Líbano e destacou o deslocamento forçado de mais de um milhão de pessoas na região.


O Brasil ainda pediu o cumprimento integral da Resolução 1701, do Conselho de Segurança da ONU, que estabeleceu os termos do cessar-fogo após a guerra de 2006, e defendeu a cessação imediata das hostilidades, com a retirada completa das forças israelenses do território libanês.

A Embaixada do Brasil em Beirute informou que está em contato com a família das vítimas para prestar assistência consular, incluindo apoio ao filho sobrevivente, que segue internado.


Ofensiva militar

Em meio à escalada de tensão, um porta-voz militar israelense afirmou que Israel iniciou ataques contra infraestruturas do Hezbollah no Vale do Bekaa e em áreas do sul do Líbano. Segundo informações da agência Reuters, bombardeios atingiram a cidade de Nabi Chit, próxima à fronteira com a Síria, sem registro imediato de vítimas.

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel confirmaram a ofensiva e disseram que os alvos incluem posições do Hezbollah na região. Veículos de imprensa locais e canais alinhados ao Irã e aos Houthis também relataram ataques com drones e artilharia em diferentes localidades do sul do país.


Search Box

*A versão anterior deste texto informava, incorretamente, que a criança brasileira morta no ataque era uma menina. A informação foi corrigida após esclarecimento de que a criança, na verdade, é um menino.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.