Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário na Câmara
O objetivo é homenagear o heptacampeão mundial em razão do apreço que o piloto vem demonstrando pelo Brasil
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
O piloto de Fórmula 1 Sir Lewis Carl Davidson Hamilton recebe, nesta segunda-feira (7), o título de Cidadão Honorário do Brasil. A solenidade ocorrerá no Plenário da Câmara dos Deputados, às 14h.
A proposta de conceder a honraria ao heptacampeão mundial foi feita pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) e aprovada em junho deste ano. Na justificativa, o parlamentar destacou que, ao ganhar o GP de Interlagos, em São Paulo, em novembro de 2021, Hamilton fez um gesto de apreço pelo Brasil.
Na ocasião, o piloto utilizou um capacete especial, homenageando Ayrton Senna com as cores nacionais e carregou a bandeira brasileira na volta de comemoração pela vitória, repetindo o gesto que o tricampeão brasileiro costumava fazer.
“O gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro”, disse Figueiredo, na proposta para conceder o título.
Hamilton sempre ressaltou a inspiração em Senna desde criança e não esconde o carinho que tem pelo Brasil, inclusive se envolvendo em causas sociais voltadas à preservação da Amazônia. O atleta já liderou uma campanha contra as queimadas e destacando a importância das florestas para o Brasil e para o mundo.
A homenagem, na avaliação de Figueiredo, tem potencial de “ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”. Ao saber da proposta, o piloto britânico disse estar honrado com o convite. Após a aprovação da matéria, Hamilton comemorou: “Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo.”
Nesta segunda, Hamilton apenas recebe a honraria já concedida em junho.