Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula conversa com presidente do Chile sobre conflito em Israel

O telefonema ocorreu nesta terça-feira (10), de acordo com o Palácio do Planalto; o contexto sul-americano também foi tratado

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

Presidente Lula conversou com Boric nesta terça
Presidente Lula conversou com Boric nesta terça Presidente Lula conversou com Boric nesta terça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta terça-feira (10) com o presidente do Chile, Gabriel Boric, sobre o contexto na América do Sul. Em um comunicado, o Palácio do Planalto informou também que os líderes falaram "sobre a atual situação em Israel e na Palestina, e suas consequências trágicas para a população civil". O conflito já deixou mais de 1.300 mortos em ambos os lados.

O comunicado do Planalto acrescenta outras informações sobre a repatriação de brasileiros que estão em Israel. O procedimento foi iniciado nesta semana, e o primeiro avião, com 211 brasileiros, aterrissa em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11), às 4h. A aeronave KC-30 decolou de Tel Aviv, e o voo tem duração prevista de 14 horas.

Os sobrevoos e os pousos de aeronaves destacadas para a repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. Até o momento, a embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de um formulário online, os dados de mais de 2.700 brasileiros que externaram interesse em sua repatriação, a maioria dos quais turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

Segundo o Itamaraty, os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. "O Ministério das Relações Exteriores [MRE] reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do Aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar", disse o MRE em nota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.