Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula diz que condena qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia

O governo brasileiro afirmou que buscará países vizinhos para reforçar a democracia no continente.

Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

Lula diz que condena qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia
Lula condena qualquer forma de golpe Ricardo Stuckert / PR - 26/06/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quarta-feira (26) nas redes sociais que o governo condena a tentativa de golpe militar na Bolívia. A declaração foi feita após o presidente boliviano, Luis Arce, denunciar um possível golpe militar no país.

“Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão”, escreveu.

O ex-comandante do Exército da Bolívia, general Juan José Zúñiga, foi preso após a tentativa de golpe. Horas depois de tropas acompanhadas de veículos blindados invadirem o palácio presidencial na capital La Paz, o procurador-geral do país abriu um processo contra ele, informou a Agência Boliviana de Informação. O novo chefe do Exército boliviano, José Wilson Sánchez, ordenou que tropas mobilizadas envolvidas na invasão ao palácio presidencial de La Paz

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, afirma que o Brasil vai manter contato com “autoridades legítimas bolivianas”.


LEIA TAMBÉM

“O governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”, afirmou a nota.

A nota ainda afirma que o governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao governo e povo bolivianos.


“Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região.”

Mais cedo, o presidente foi questionado por jornalistas sobre a instabilidade política na Bolívia, após o presidente boliviano, Luis Arce, relatar “mobilizações irregulares” das Forças Armadas do país. Lula afirmou que solicitou informações ao ministro Mauro Vieira para compreender a situação após a denúncia de um possível golpe militar feita por Arce.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou um possível golpe militar no país nesta quarta-feira através das redes sociais. “Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.