Lula diz que condena qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia
O governo brasileiro afirmou que buscará países vizinhos para reforçar a democracia no continente.
Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quarta-feira (26) nas redes sociais que o governo condena a tentativa de golpe militar na Bolívia. A declaração foi feita após o presidente boliviano, Luis Arce, denunciar um possível golpe militar no país.
“Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão”, escreveu.
O ex-comandante do Exército da Bolívia, general Juan José Zúñiga, foi preso após a tentativa de golpe. Horas depois de tropas acompanhadas de veículos blindados invadirem o palácio presidencial na capital La Paz, o procurador-geral do país abriu um processo contra ele, informou a Agência Boliviana de Informação. O novo chefe do Exército boliviano, José Wilson Sánchez, ordenou que tropas mobilizadas envolvidas na invasão ao palácio presidencial de La Paz
A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por @LuchoXBolivia.…
— Lula (@LulaOficial) June 26, 2024
Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, afirma que o Brasil vai manter contato com “autoridades legítimas bolivianas”.
LEIA TAMBÉM
“O governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”, afirmou a nota.
A nota ainda afirma que o governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao governo e povo bolivianos.
“Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região.”
Mais cedo, o presidente foi questionado por jornalistas sobre a instabilidade política na Bolívia, após o presidente boliviano, Luis Arce, relatar “mobilizações irregulares” das Forças Armadas do país. Lula afirmou que solicitou informações ao ministro Mauro Vieira para compreender a situação após a denúncia de um possível golpe militar feita por Arce.
O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou um possível golpe militar no país nesta quarta-feira através das redes sociais. “Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu.
Denunciamos movilizaciones irregulares de algunas unidades del Ejército Boliviano. La democracia debe respetarse.
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) June 26, 2024