Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

Moraes mantém prisão de homem que ameaçou ministros do STF

Ivan Rejane Fonte Boa Pinto pediu relaxamento de sua prisão ou substituição por medidas cautelares, mas não foi atendido

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Em vídeo, Ivan Rejane Fonte Boa Pinto ameaça o STF e o ex-presidente Lula
Em vídeo, Ivan Rejane Fonte Boa Pinto ameaça o STF e o ex-presidente Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve, na sexta-feira (11), a prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, investigado por ataques à Corte, aos respectivos magistrados e a políticos. 

Rejane aparece em um vídeo ameaçando ministros do Supremo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Em um dos trechos da gravação, ele ameaça "pendurar" os ministros "de cabeça para baixo" e convoca outras pessoas para invadir o Supremo e colocar os magistrados para fora do Brasil.

‌

Para o ministro, o andamento da investigação e o atual momento do país — com algumas manifestações antidemocráticas reivindicando golpe militar em frente a quartéis — recomendam a manutenção da prisão. Moraes lembrou que, mesmo no dia de sua prisão, Rejane incitou publicamente a animosidade entre Forças Armadas e demais Poderes, entre eles o Judiciário.

Além disso, Moraes determinou à Polícia Federal que ouça, no prazo de 30 dias, as seis pessoas que mantiveram contato com o investigado na época dos fatos investigados. A corporação deve, ainda, identificar e ouvir os participantes do grupo de Telegram intitulado 'Caçadores de ratos do STF', diante da suspeita da ocorrência do crime de organização criminosa.

‌

O investigado pediu o relaxamento da prisão preventiva ou a substituição por medidas cautelares. No entanto, Moraes avalia que a gravidade da conduta de Rejane e o risco concreto de "reiteração delitiva" justificam a manutenção da prisão para a garantia da ordem pública.

A reportagem busca contato com Rejane e sua defesa. O espaço está aberto para manifestação.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.