Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Motta será reeleito presidente da Câmara’, diz ministro dos Portos e Aeroportos

Silvio Costa Filho afirma que Motta enfrenta ‘polarização’ e ‘fake news’ no comando da Casa

Brasília|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O ministro Silvio Costa Filho prevê a reeleição de Hugo Motta como presidente da Câmara dos Deputados em 2027.
  • Costa destaca que Motta enfrenta um grande desafio devido à polarização e às fake news.
  • O deputado Marcos Pereira foi sugerido como sucessor de Motta após seu segundo mandato.
  • Motta ressaltou o crescimento do Republicanos sem abrir mão de princípios durante homenagem aos 20 anos do partido.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministro discursou durante sessão solene em homenagem aos 20 anos do Republicanos Vinicius Loures/Câmara dos Deputados - 25/08/2025

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou, nesta segunda-feira (25), que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), será reeleito para o posto em 2027.

“Depois de quem sabe dois anos do presidente Hugo Motta...podem escrever, Hugo Motta será reeleito presidente da Câmara dos Deputados do Brasil”, declarou o ministro durante sessão solene para homenagear os 20 anos do Republicanos.


Durante seu discurso, além de celebrar o partido, Silvio Costa destacou que Motta está enfrentando “o maior desafio da vida dele, num processo de polarização, de muita dificuldade, de fake news”.

“Mas eu tenho certeza, Hugo, de que o senhor vai sair muito maior desse processo porque o senhor tem a confiança de todos nós”, prosseguiu.


O ministro ainda sugeriu que o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), seja o sucessor de Motta após o segundo mandato.

No fim de 2024, Pereira abriu mão da própria candidatura ao comando da Câmara para apoiar Motta.


LEIA MAIS

Entre outras autoridades, estiveram presentes na sessão Motta, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Em seu discurso, Motta destacou que o crescimento do Republicanos demonstra que é possível crescer “sem abrir mão de princípios”.


“O Republicanos tem demostrado que é possível crescer sem abrir mão de princípios, que é possível inovar preservando valores, que é possível dialogar sem transigir com convicções”, disse.

Já Pereira lembrou que, em todo Brasil, o partido tem mais de 500 mil filiados, dois governadores, dois vice-governadores, dois senadores, 40 deputados federais e 76 deputados estaduais.

Em 2024, o Republicanos elegeu 433 prefeitos, 436 vice-prefeitos e 4.645 vereadores. A legenda tem ainda o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como filiado.

Perguntas e Respostas

Quem afirmou que Hugo Motta será reeleito presidente da Câmara?

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, será reeleito para o posto em 2027.

Qual foi a declaração do ministro sobre a reeleição de Motta?

Silvio Costa Filho declarou que “podem escrever, Hugo Motta será reeleito presidente da Câmara dos Deputados do Brasil” durante uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do Republicanos.

Quais desafios Motta está enfrentando segundo o ministro?

O ministro destacou que Motta está enfrentando “o maior desafio da vida dele, num processo de polarização, de muita dificuldade, de fake news”.

O que o ministro disse sobre a confiança em Motta?

Silvio Costa Filho expressou confiança em Motta, afirmando que ele “vai sair muito maior desse processo porque o senhor tem a confiança de todos nós”.

Quem o ministro sugeriu como sucessor de Motta?

O ministro sugeriu que o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, seja o sucessor de Motta após o segundo mandato.

O que Marcos Pereira fez no final de 2024 em relação a Motta?

No final de 2024, Marcos Pereira abriu mão da própria candidatura ao comando da Câmara para apoiar Motta.

Quem mais esteve presente na sessão solene?

Além de Motta, estiveram presentes a senadora Damares Alves e o senador Mecias de Jesus, ambos do Republicanos.

O que Motta destacou em seu discurso sobre o crescimento do Republicanos?

Motta destacou que o crescimento do Republicanos demonstra que é possível crescer “sem abrir mão de princípios”.

Quantos filiados e representantes o Republicanos possui no Brasil?

O Republicanos possui mais de 500 mil filiados, dois governadores, dois vice-governadores, dois senadores, 40 deputados federais e 76 deputados estaduais.

Quantos prefeitos e vereadores o Republicanos elegeu em 2024?

Em 2024, o Republicanos elegeu 433 prefeitos, 436 vice-prefeitos e 4.645 vereadores.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.